Dados do Trabalho


Título

Prevalência e perfil de resistência de enterobactérias em pacientes com HIV/AIDS e síndromes diarreicas

Introdução

Pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) são frequentemente acometidas por infecções oportunistas, e as síndromes diarreicas são as mais comuns. As enterobactérias são as principais causadoras dessas síndromes e apresentam mecanismos de resistência aos antimicrobianos, dificultando o tratamento.

Objetivo (s)

Identificar as principais enterobactérias causadoras da síndrome diarreica e seu perfil de resistência, bem como classificá-las como multirresistentes (MR).

Material e Métodos

Estudo prospectivo e descritivo incluiu pacientes atendidos por demanda espontânea na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). As fezes desses pacientes foram analisadas na Gerência de Bacteriologia da FMT-HVD, no período de outubro de 2023 a maio de 2024. Os espécimes foram processados conforme os protocolos de biossegurança.  Semeados em meios específicos (Salmonella-Shigella e EMB), seguidos de testes bioquímicos para identificação, seguimos o teste de susceptibilidade aos antimicrobianos de acordo com o BrCAST (2023) e a classificação como MR (resistentes a três ou mais categorias de antimicrobianos). Os dados foram obtidos a partir do prontuário eletrônico. Este estudo foi aprovado pelo CEP da FMT-HVD, CAAE 69622623.3.0000.0005.

Resultados e Conclusão

Das 43 PVHA com síndrome diarreica, 60% (26) eram do sexo masculino, a média de idade foi de 40 anos. Em relação ao tratamento antirretroviral, 18 (41,9%) faziam uso irregular, 13 (30,2%) eram início do tratamento, 10 (23,3%) estavam em uso regular e 2 (4,7%) não tinham informação disponível. Trinta e dois (76,7%) possuíam a taxa de CD4 abaixo de 350mm³ células. Do total de pacientes, a identificação foi realizada em 48 amostras, sendo 21 (43,7%) de Escherichia coli, 13 (27,1%) de Klebsiella pneumoniae, 7 (14,6%) de Salmonella sp, 5 (10,4%) de Enterobacter sp e 1 (2%) de Klebsiella oxytoca e Morganella morganii, respctivamente. Trinta e oito amostras (79%) foram caracterizadas como MR. O estudo evidenciou que PVHA são altamente suscetíveis a infecções diarreicas causadas por enterobactérias, especialmente Escherichia coli e K. pneumoniae. A elevada frequência de resistência antimicrobiana observada, com 79% das amostras classificadas como MR, destaca a complexidade do tratamento dessas infecções em pacientes imunossuprimidos. A resistência significativa a antimicrobianos comuns como ampicilina, sulfametoxazol-trimetoprima e amoxicilina-ácido clavulânico agrava ainda mais o desafio terapêutico. 

Palavras Chave

HIV/AIDS; Síndromes Diarreicas; enterobactérias; Resistência antimicrobiana; Multirresistência

Área

Eixo 11 | 6.Outras infecções por bactérias, humanas e veterinárias - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Alana Vivianne Gonçalves Falcão, Valderjane Aprigio da Silva, Aline Stephanie Pérez Gomes, Ewerton da Silva Ferreira, Antônia Loraine Gomes Rodrigues, Rossicléia Lins Montes, Samantha dos Santos Tufic Garutti, Michele de Souza Bastos