Dados do Trabalho
Título
Avaliação da toxicidade aguda de 1- [1-(4-clorofenil) - 2,5-dimetil-pirrol-3-il]-N- (ciclohexilmetil) metanamina como candidato ao tratamento da tuberculose
Introdução
A tuberculose, causada por Mycobacterium tuberculosis (Mtb), é a doença infecciosa mais letal causada por um único agente infeccioso, superando a AIDS. O surgimento de cepas bacterianas resistentes à terapia convencional, resultou na urgência da criação de novas opções de tratamentos.
Objetivo (s)
Avaliação da toxicidade do composto 1- [1-(4-clorofenil)- 2,5-dimetil-pirrol-3-il] -N-(ciclohexilmetil)metanamina (5d), para futuros estudos de permeabilidade intestinal com células Caco-2 e tratamento de infecção por Mycobacterium bovis em Galleria mellonella.
Material e Métodos
Avaliar o índice de citotoxicidade (IC50) em células Caco-2 e o índice de seletividade com Mtb para determinar a concentração que será utilizada no ensaio de permeabilidade intestinal. Ainda, avaliar a concentração inibitória mínima (CIM90) frente M. bovis, e paralelamente avaliar a concentração de solvente máxima suportada pelas larvas para a determinação da DL50 do composto para posterior infecção e tratamento. Para a DL50, o composto será diluído na concentração de DMSO definida no ensaio anterior e administrado na proleg das larvas na concentração de 300mg/kg.
Resultados e Conclusão
O IC50 foi de 22,13 μg/mL, com índice de seletividade >70, apresentando boa tolerabilidade para o ensaio de avaliação de permeabilidade intestinal. Com o teste de concentração de solvente, demonstramos que com 15% de DMSO morreram apenas 10% das larvas, definida para diluição do composto. Na DL50 obtivemos 60% de morte, considerada aceitável e descartando a necessidade de replicatas em doses inferiores, pois a dose do tratamento in vivo será na concentração de 1x e 10x a CIM90 do 5d para M.bovis, que foi de 6,62 ±1,13 μg/mL. As análises preliminares de toxicidade mostraram-se seguras, permitindo os futuros ensaios in vitro e in vivo para avaliação de parâmetros essenciais na continuidade do estudo do composto 5d, que mostra-se promissor para o tratamento da tuberculose.
Palavras Chave
Mycobacterium tuberculosis; Toxicidade; Galleria mellonella; permeabilidade intestinal; Caco-2
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Vanderson de jesus Silva, Giulia Polinário, Fernando Rogério Pavan