Dados do Trabalho


Título

Arquitetura do sistema visual de triatomíneos encontrados em diferentes ecótopos naturais

Introdução

Os triatomíneos são insetos vetores do Trypanosoma cruzi Chagas, 1909, agente etiológico da doença de Chagas. Muitos aspectos acerca da estrutura sensorial desses insetos estão estudados e descritos na literatura, contudo sao escassos os trabalhos que contemplem o sistema visual dos barbeiros. Outro aspecto bastante relevante no estudo de vetores de doenças, e particularmente dos triatomíneos, é ao que tange a ecologia e distribuição dos vetores em seus ecótopos naturais.

Objetivo (s)

Nessa perspectiva, aqui descreveu-se aspectos da arquitetura das estruturas visuais de triatomíneos provenientes de diferentes ecótopos.

Material e Métodos

Para isso, de acordo com a disponibilidade de espécimes na Coleção de Vetores de Tripanosomatídeos do Instituto René Rachou foram selecionadas as seguintes espécies: Rhodnius domesticus Neiva & Pinto, 1923 (10 fêmeas -F- e 8 machos -M-); Rhodnius pictipes Stal, 1872 (15F e 12M); Triatoma brasiliensis Neiva, 1911 (11F e 16M); Triatoma infestans (Klug, 1834) (15F e 15M). Então, foram realizadas fotos e por meio de um programa de morfometria da LEICA foi aferido o tamanho corporal do triatomíneo (distância do ápice do clípeo até o final do último urotergito abdominal). Adicionalmente, para cada espécime foram tomadas fotos dos ocelos esquerdos e posteriormente foi medido o seu diâmetro. Foram realizadas análises descritivas das medidas e avaliadas a correlação do tamanho corporal com os ocelos por meio do teste de correlação de Spearman r.

Resultados e Conclusão

De acordo com os resultados obtidos, independente do sexo, na maioria das espécies de triatomíneo, exceto R. domesticus (em F r= -0,5076 e em M r=0), há uma correlação positiva entre tamanho do corpo e diâmetro ocelar (F de T. brasiliensis r= 0,6605 e M r=0,09393; F de T. infestans r=0,4479 e M =0,3384; F de R. pictipes r = 0,2051 e M= 0,2187). Em outras palavras, à medida que o tamanho corporal dos insetos aumenta há um aumento do diâmetro ocelar, estando estes achados de acordo com o esperado. As perspectivas são acrescentar outras espécies de triatomíneos e aferir as mesmas medidas. Adicionalmente, serão analisadas as medidas dos omatídeos e olhos compostos de todas as espécies, e então será empregada uma análise de modelagem, analisando os dados como um todo. Espera-se ao final das análises de similaridade responder à pergunta: há mais similaridades entre insetos do mesmo gênero ou insetos que habitam os mesmos ecótopos?

Palavras Chave

triatomíneo; Barbeiro; Sistema visual

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Carla Martins Casais, Theo Rolla Mota, Natália Saab, Frederico Dutra Kirst, Lileia Gonçalves Diotaiuti, Raquel Aparecida Ferreira