Dados do Trabalho


Título

Análise da concordância do conteúdo informativo sobre a doença de Chagas apresentado em vídeos do YouTube com as diretrizes clínicas: um estudo transversal

Introdução

A doença de Chagas é um importante problema de saúde pública, acometendo cerca 8 milhões de pessoas em todo o mundo e causando altos índices de comorbidades e mortalidade. Nas últimas décadas, com a expansão das mídias sociais, houve grande aumento da busca por informações sobre saúde em vídeos disponibilizados na internet, principalmente no YouTube. No entanto, a qualidade dessas informações é desconhecida. 

Objetivo (s)

Verificar a concordância entre as informações presentes nos vídeos do YouTube e as diretrizes atuais para diagnóstico e tratamento da doença de Chagas.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal dos vídeos mais acessados do YouTube sobre a doença de Chagas. A busca foi realizada no mecanismo de busca YouTube utilizando os descritores “Doença de Chagas”, “Chagas disease” e “Enfermidad de Chagas”. Os vídeos que atendessem aos critérios de inclusão foram avaliados de forma independente por dois revisores, e as divergências quanto à análise dos vídeos foram resolvidas por um terceiro avaliador. Foram selecionados os 50 vídeos mais acessados em cada um dos três idiomas (inglês, português e espanhol), totalizando 150 vídeos. A fonte do vídeo foi estratificada em hospitais e instituições acadêmicas, profissionais de saúde, organizações, governo ou outra fonte. A qualidade das informações foi pontuada quanto à concordância em relação à definição da doença; etiologia, história natural da doença, diagnóstico e tratamento. 

Resultados e Conclusão

Os principais resultados foram: 1) a mediana da pontuação de concordância é baixa, mediana = 5 em uma escala de 13 pontos; 2) os vídeos apresentam informações suficientes sobre a etiologia; 3) poucos vídeos abordavam o tema diagnóstico e a maioria apresentava falta de informações condizentes com as diretrizes; 4) mais da metade dos vídeos que abordavam tratamento possuem pontuação mínima; 5) há maior probabilidade de encontrar vídeos de boa qualidade se forem provenientes de Organizações, hospitais ou instituições académicas. Conclusão: As evidências sugerem que as informações contidas na plataforma YouTube, em média, possuem baixa concordância com as diretrizes sobre a doença de Chagas. Considerando o amplo fluxo de busca por informações nessas fontes, profissionais da saúde e pesquisadores devem voltar as atenções à educação em saúde e divulgação científica neste veículo de informação amplamente utilizado.

Palavras Chave

Doença de Chagas; cardiomiopatia chagásica; YouTube; Qualidade da informação.

Área

Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas

Prêmio Jovem Pesquisador

3.Concorrer na categoria - Doutorado

Autores

WHESLEY TANOR SILVA, Diêgo Mendes Xavier, Jéssica Stéfany Rocha, Lucas Fróis Fernandes Oliveira, Matheus Ribeiro Ávila, Vittor Moura Colicchio, Cheyenne Alves Fonseca, Pedro Henrique Scheidt Figueiredo, Mauro Felippe Felix Mediano, Henrique Silveira Costa