Dados do Trabalho


Título

Avaliação citotóxica da terapia fotodinâmica utilizando eritrosina butil e decil incorporadas em plurônicosⓇ P-123 sobre macrófagos J774A.1: potencial tratamento tópico para a leishmaniose tegumentar

Introdução

A leishmaniose tegumentar (LT) é uma doença infecciosa que pode provocar úlceras na pele e/ou mucosas, sendo considerada um importante problema de saúde pública. Esta enfermidade é causada por diferentes espécies de protozoários do gênero Leishmania que infectam principalmente as células mononucleares do hospedeiro.  Atualmente, os tratamentos disponíveis para a LT apresentam limitações, como eficácia limitada, efeitos adversos, alto custo, longos períodos de tratamento, bem como o surgimento de cepas resistentes. Por esses motivos, existe uma necessidade crescente em desenvolver novas drogas mais eficazes, seguras e acessíveis. A terapia fotodinâmica (TFD) representa uma alternativa, pois além de demonstrar resultados promissores, tanto in vitro como in vivo, é uma técnica simples, não invasiva e não requer tecnologia de alto custo. Além disso, demonstrou resultados interessantes em estudos anteriores realizados sobre a forma promastigota de L. braziliensis quando combinadas com os derivados de eritrosina.

Objetivo (s)

Por isso, o estudo objetivou avaliar a citotoxicidade das eritrosinas tipo butil e decil incorporadas em plurônicos®  P123 na TFD sobre os macrófagos J774A.1.

Material e Métodos

Para isso, uma suspensão de macrófagos J774A.1 contendo 5x10^5 células/mL foram distribuídos em duas placas de cultura de 96 poços e incubados na estufa por 48 horas (5% de CO2 a 37ºC). Adiante, diferentes concentrações (15, 7,5, 3,8, 1,9 e 0,9 µM) de eritrosinas tipo butil e decil incorporadas em P-123 foram adicionadas sobre os macrófagos. Depois de incubar por 30 minutos, uma das placas recebeu iluminação com LED verde por 30 minutos e a outra permaneceu protegida da  luz. Após as duas placas serem incubadas protegidas da luz por 24 horas, a viabilidade celular foi determinada por espectrofotometria a 450/620 nm, a partir da análise da formação do composto formazan pela redução do XTT por formas viáveis de macrófagos. Os experimentos foram realizados em triplicata e os resultados foram comparados aos do controle (células não tratadas).

Resultados e Conclusão

Os resultados indicaram alta citotoxicidade em todas as concentrações analisadas, uma vez que obtiveram uma média de porcentagem de morte celular acima de 80% tanto na presença quanto na ausência de luz. As características dos compostos estudados podem ser interessantes para um tratamento tópico em lesões de LT, eliminando macrófagos que possam estar infectados. Ensaios em formas amastigotas precisam ser realizados, a fim de complementar os resultados obtidos.

Palavras Chave

Leishmania; Leishmaniose tegumentar americana; Terapia fotodinâmica; Eritrosina; Plurônicos.

Área

Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Letícia Naomi Matsumoto, Larissa Ferreira Oliveira, Jully Oyama, Jorge Juarez Vieira Teixeira, Áquila Carolina Fernandes Herculano Ramos-Milaré, Daniele Stéfanie Sara Lopes Lera-Nonose, Maria Valdrinez Campana Lonardoni