Dados do Trabalho
Título
Uma ação laboratorial estratégica para o enfrentamento de tuberculose em três comunidades no Rio de Janeiro: incremento e fortalecimento
Introdução
A tuberculose pulmonar é uma das doenças infectocontagiosas mais antigas da história. Causada pelo Mycobacterium tuberculosis e transmitida por via aérea entre pessoas, é uma doença de preocupação global por apresentar alta taxa de mortalidade. O diagnóstico laboratorial é realizado a partir da análise de amostras de escarro, onde são realizadas baciloscopias, cultura e teste rápido molecular-PCR. Dentre as ações propostas pela OMS, o diagnóstico laboratorial oportuno é fundamental para enfrentamento e controle da doença nos territórios. Em 2024, uma ação conjunta entre a Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ e a Secretaria Municipal de Saúde/Rio de Janeiro, propôs a integração entre o laboratório local e a Rede de Assistência à Saúde para fortalecer o atendimento às demandas de tuberculose das comunidades do entorno da Fiocruz-Manguinhos.
Objetivo (s)
Avaliar o impacto da ação pelo novo laboratório de referência para o diagnóstico de tuberculose em três comunidades no Rio de Janeiro, a saber, Maré, Manguinhos e Alemão.
Material e Métodos
Foram analisados, entre março de 2023 e maio de 2024, 1.687 exames de escarro recebidos no Laboratório de Diagnóstico, Ensino e Pesquisa do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (ENSP/FIOCRUZ). Os dados foram extraídos do Sistema de Gerenciamento Laboratorial (GAL) após parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 66431522.5.0000.5240).
Resultados e Conclusão
A Baciloscopia foi realizada em 100% das amostras, a Cultura Ogawa-Kudoh em 73,6% e Teste Rápido Molecular – PCR em 66,8%. Observou-se que a média mensal de exames passou de 99,6 para 495, após integração, o que representa um incremento de 396,9% para a Rede de Assistência em Tuberculose. O tempo médio de liberação dos exames ocorreu dentro do prazo recomendado pelo Ministério da Saúde: 27 horas para baciloscopia, 21 dias para cultura positiva, 60 dias para cultura negativa e, 36 horas para TRM-PCR. A partir deste estudo foi possível constatar que a ampliação de exames para a área de abrangência foi estratégica, por atender às demandas para o diagnóstico de tuberculose, otimizar o tempo para obtenção de resultados e garantir a oferta de cultura universal, proporcionando o acesso ao diagnóstico de qualidade a partir de um serviço integrado sob a ótica da Saúde Única em áreas vulnerabilizadas.
Palavras Chave
Tuberculose; diagnóstico laboratorial
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Fabiano de Jesus Santos, Joyce Elisa de Oliveira Souza Tenorio, Luciana Galdino Portugal, Aldalea Ignacia Teles, Shirlei ferreira de Aguiar, Janine Nascimento dos Santos, Denise Cotrim da Cunha