Dados do Trabalho


Título

Busca ativa de casos humanos assintomáticos de Leishmaniose Visceral e avaliação dos fatores biológicos, socioeconômicos e ambientais em áreas endêmicas no município de Goiana/PE.

Introdução

Em virtude das características epidemiológicas que compõem a cadeia de transmissão da leishmaniose visceral (LV), fica clara a necessidade de estudos que abordem o padrão de ocorrência deste agravo, especialmente nas regiões endêmicas e nos grupos populacionais mais vulneráveis. Visando o controle da LV, as ações em saúde estão centradas no diagnóstico precoce, no tratamento específico dos casos humanos, no monitoramento e no controle de reservatórios e vetores.

Objetivo (s)

Sendo assim, este estudo se propôs a identificar casos humanos assintomáticos de LV e verificar fatores que influenciam a dinâmica da transmissão em áreas endêmicas do município de Goiana/PE.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo transversal, observacional e descritivo das características de indivíduos assintomáticos para LV. Desta forma, após aprovação no CEP/UFPE sob o CAAE 68934522.70000.5208, os domicílios foram selecionados por amostragem aleatória entre 10 localidades que apresentaram casos de LV no passado. Foram sorteadas 10 ruas de cada localidade e em seguida 1 residência de cada rua. Aos indivíduos cujas residências foram selecionadas, após assinatura do TCLE e TALE, foi aplicado o questionário de fatores biológicos, socioeconômicos e ambientais e coletadas amostras de sangue dos participantes da pesquisa.

Resultados e Conclusão

Foram coletadas 249 amostras de indivíduos assintomáticos com idade entre 07 a 89 anos, sendo 170 (68,27%) do sexo feminino e 79 do sexo masculino (31,73%). Foram identificados por RIFI quatro indivíduos reagentes com titulação de 1/40 (1,61%), os quais foram avaliados clinicamente e submetidos a exames de imagens (USG), bioquímicos e ao eletrocardiograma. Todos os indivíduos com resultados positivos na sorologia apresentaram-se sem alterações clínicas características da LV. A PCR foi realizada a partir da extração de DNA do creme leucocitário, porém não foi detectado amplificação de DNA de Leishmania sp. Em relação aos fatores socioeconômicos e ambientais observa-se que os indivíduos reagentes na sorologia residiam em áreas rurais, próximos a matas e córregos e metade viviam em residências de pau a pique, em relação a renda familiar os reagentes na sorologia não tinham renda fixa, possuíam majoritariamente cães na residência e possuíam galinheiros próximo as casas. Dessa forma, conclui-se que a partir dessa investigação pode-se obter subsídios para o planejamento de ações de prevenção e controle da LV em Goiana/PE.

Palavras Chave

Leishmaniose Visceral; Assintomáticos; fatores de risco; leishmaniose

Área

Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Alberon Araujo, Rosemery Gonçalves Aguiar, Gianne de Oliveira Rodrigues, Licia da Silva Maciel, Dyana Leal Veras, Andréa Regina Alves Rocha Diniz, Regina Lúcia Gomes Botter, Maria de Fátima Alves Diniz, Ana Paula Sampaio Feitosa, Fábio André Brayner, Luiz Carlos Alves