Dados do Trabalho


Título

Perfil dos casos notificados de Doença de Chagas crônica após implementação da linha de cuidado em um município de grande porte em Minas Gerais

Introdução

A Doença de Chagas (DC) é uma doença de notificação compulsória em Minas Gerais desde 2018. Em maio 2023, foi implantada no Estado, a estratégia de vigilância de casos crônicos da DC utilizando o e-sus notifica. O município de Nova Serrana, desde outubro 2022, estava participando do projeto ImplementaSaMi-Trop e utilizou a  estratégia nacional de vigilância para apoiar a organização da linha de cuidado da DC, a partir da atenção primária à saúde (APS), sob a ótica do Modelo de Atenção às Condições Crônicas.

Objetivo (s)

Descrever o perfil dos casos notificados de Doença de Chagas crônica após implementação da linha de cuidado em Nova Serrana, Minas Gerais.

Material e Métodos

Estudo descritivo considerando notificações de DC registradas no E-SUS notifica de 01 de maio de 2023 até dia 30 de maio de 2024, um ano após as ações educacionais do projeto de implementação. A população do estudo foram residentes do município de Nova Serrana. Para construir o perfil dos casos notificados foram definidos os seguintes blocos de variáveis (perfil sociodemográfico, modo de suspeição, forma clínica, presença de comorbidades, tratamento com benznidazol, busca ativa de familiares). Foi realizada estatística descritiva com distribuição de frequência, utilizando-se Microsoft Office Excel.

Resultados e Conclusão

Até 2021 foram registradas 7 notificações no município. De 2022, quando iniciou-se a mobilização para o ImplementaSaMi-Trop, até 30 de abril de 2023 foram realizadas 20 notificações. No período de maio de 2023 a maio de 2024 foram notificados 66 casos, sendo  maioria mulheres (n=43/65%)  pardas (n=18/42%) média de idade de 59 anos, com baixa escolaridade, 9% possuíam ensino médio completo (n=5). O principal modo de suspeição de casos foi durante o rastreamento de fatores de risco para DC crônica pela APS (n=60/91%). Dentre os casos que já tiveram definição de forma clínica (n=37), a maioria são forma indeterminada (n=20/54%), destes 8 (40%) já finalizaram  tratamento com benznidazol. Dentre os casos com definição de forma clínica, 89% (n=33) possuem busca ativa de familiares registrada no e-SUS notifica. Os casos que estão em investigação estão aguardando avaliação médica. Busca ativa foi impactada devida epidemia de arboviroses. Conhecer o perfil de pacientes sob responsabilidade do território da APS aprimora o seguimento longitudinal bem como acesso a outros pontos da rede de saúde.  

Palavras Chave

Doença de Chagas; Vigilância Epidemiológica; cuidado em saúde

Área

Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Nayara Dornela Quintino, Katiuscia Francisca Ferreira Oliveira, Sarah Rocha Dessimoni, Taise Aparecida Rodrigues Ferreira Santos, Ana Carolina Oliveira Gonçalves, Lívia Aparecida Enes Gondim, Nayara Ragi Baldoni, Claudia di Lorenzo Oliveira, Clareci Silva Cardoso