Dados do Trabalho
Título
Estudo da Galectina 3 como marcador de gravidade em pacientes infectados pelo vírus Chikungunya
Introdução
A Chikungunya é uma arbovirose de circulação recorrente no Brasil, caracterizada por resposta inflamatória potencialmente grave. Galectina-3 é um marcador descrito para diversas doenças inflamatórias. Este estudo visa investigar o possível papel da galecteina-3 como um marcador de gravidade do quadro inflamatório crônico de pacientes com Chikungunya.
Objetivo (s)
O objetivo principal é correlacionar a gravidade do processo inflamatório de Chikungunya e a gravidade do quadro com a detecção de Galectina-3 sérica em amostras de pacientes coletadas em 2018.
Material e Métodos
Amostras de soro de pacientes foram coletadas de pacientes do Hospital dos Plantadores de Cana de Campos dos Goytacazes e testadas para infecção por abovírus. Amostras positivas para Chikungunya foram submetidas a testes sorológicos para detecção de galectina-3 utilizando kit comercial Biogems.
Resultados e Conclusão
Foram obtidas amostras de Campos dos Goytacazes (12), Rio de Janeiro (13) e São João da Barra (1). Uma das pacientes era gestante. Destas, 4 tinham histórico de infecções por dengue, nenhum por Zika e nenhum por Chikungunya antes de 2018. Das 13 amostras testadas, 9 pacientes relataram artralgia, 11 relataram cefaleia e febre. Nos testes de NS1 para dengue, 12 foram negativos e uma ficha estava incompleta. Na triagem de IgM para dengue, 8 foram negativos, 4 positivos e uma ficha incompleta. No RT-PCR para dengue, 7 foram negativos, 5 não testados e uma ficha incompleta. Para Chikungunya, 8 pacientes foram IgM positivos, 4 negativos e uma ficha incompleta. Todos os 13 foram positivos para IgG de Chikungunya. No qRT-PCR para Chikungunya, 3 foram positivos, 4 negativos e 5 fichas incompletas. Para Zika, 11 foram IgM negativos, 1 positivo e 1 ficha incompleta. Na detecção molecular de Zika, 7 foram negativos, uma ficha incompleta e 5 não testados. Todas as 13 amostras foram submetidas ao teste de ELISA para Galectina-3 sérica. Duas amostras positivas para Chikungunya por qRT-PCR, em fase aguda da doença, apresentaram níveis elevados deste marcador em comparação às amostras em fase convalescente. Conclusão: Este estudo pretende fornecer insights sobre a resposta inflamatória de pacientes infectados pelo CHIKV, destacando a importância do marcador galectina-3 na modulação da infecção. A detecção da galectina-3 em amostras de pacientes de fase aguda de Chikungunya pode servir como um marcador de gravidade em situações nas quais não seja possível realizar a detecção molecular (padrão ouro) do vírus.
Palavras Chave
Chikungunya; Galectina-3; Doenças inflamatórias
Área
Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
3.Concorrer na categoria - Doutorado
Autores
Vinicius Martins Guerra Campos, Anne Caroline Silva Braga Marcos, Anne Aline Pereira Paiva, Luzia Maria Pinto Oliveira, Raquel Curtinhas Lima, Luiz José Souza, Elzinandes Leal Azeredo, Felipe Gomes Naveca, Ana Maria Bispo de Filippis, Patricia Carvalho Sequeira