Dados do Trabalho


Título

CONFIRMAÇÃO LABORATORIAL DOS CASOS DE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR NO ESTADO DE MATO GROSSO: ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL E FATORES ASSOCIADOS

Introdução

A leishmaniose tegumentar (LT) é uma doença tropical negligenciada de grande relevância no Brasil. Em Mato Grosso é considerada hiperendêmica com distribuição heterogênea. Devido às dificuldades terapêuticas e ao amplo diagnóstico diferencial, a confirmação dos casos por critério laboratorial é altamente recomendada pelo Ministério da Saúde, que considera um importante indicador epidemiológico e operacional, apesar de pouco estudado. Além disso, a Organização Pan-Americana de Saúde estabeleceu a importância de os países alcançarem o mínimo de 80% dos casos de LT diagnosticados por este critério.

Objetivo (s)

Verificar a distribuição espaço-temporal e os fatores individuais associados aos casos de LT confirmados por critério laboratorial no estado de Mato Grosso.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico retrospectivo com dados coletados do SINAN a partir dos casos novos de LT notificados em Mato Grosso entre 2007 e 2022. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFR.

Resultados e Conclusão

Foram confirmados 36.696 casos de LT, com registro de casos autóctones em todos os municípios. 32.311 (88,05%) foram diagnosticados por critério laboratorial, sendo que 80,87% eram do sexo masculino, 42,27% tinham entre 20 e 39 anos de idade, 60,67% eram pretos, pardos ou indígenas, e 52,77% possuíam nível de escolaridade menor que oito anos completos. A grande maioria dos casos apresentaram a forma clínica cutânea (94,02%). Todas as variáveis estudadas apresentaram associação estatisticamente significativa com o critério de diagnóstico laboratorial. Na maior parte do tempo, Mato Grosso esteve acima da meta proposta. Em 2021 ocorreu um declínio considerável (79,63%). A mesorregião Norte foi a única que manteve o percentual acima da meta em todos os anos. E a Sudeste predominou com a percentagem abaixo na maior parte do tempo. O índice global de Moran constatou autocorrelação espacial estatisticamente significativa (I=0,110; p=0,019). A análise espaço-temporal demonstrou que houve redução progressiva da meta da OPAS no período. Conclui-se que Mato Grosso, na maior parte, alcançou a meta proposta pelo OPAS. Ressalta-se a importância do aperfeiçoamento deste indicador em alguns municípios e sobretudo na mesorregião Sudeste do estado. Os achados obtidos são muito importantes para subsidiar o monitoramento das ações de vigilância e controle da LT, garantindo assim um diagnóstico correto e oportuno para o início do tratamento seguro.

Palavras Chave

Leishmaniose Tegumentar; diagnóstico laboratorial; Mato Grosso.

Área

Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Jacqueline Maria Souza, João Eduardo Cabral Figueiredo, João Gabriel Guimarães Luz, Amanda Gabriela Carvalho, Ludiele Souza Castro