Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA INTOXICAÇÃO POR AGENTES AGROTÓXICOS AGRÍCOLAS NO ESTADO DE ALAGOAS NO PERÍODO DE 2019 A 2023
Introdução
A agricultura é uma importante e tradicional base econômica do estado de Alagoas, sendo responsável pelo desenvolvimento do estado desde o período colonial até os dias atuais. Durante esse período as técnicas de cultivo foram se modernizando, e com isso, foram criados os agrotóxicos, produtos químicos sintéticos utilizados para combater e controlar a proliferação de pragas nas plantações. Porém, tais produtos são altamente tóxicos para o organismo humano, e os trabalhadores e demais pessoas que lidam com esse tipo de produto raramente estão paramentados corretamente para o manejo, o que os torna cada vez mais vulneráveis à toxicidade do agente.
Objetivo (s)
Analisar a epidemiologia das intoxicações por agrotóxicos agrícolas em Alagoas entre 2019 e 2023.
Material e Métodos
Foi realizado um estudo ecológico retrospectivo, utilizando dados disponíveis no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no site DataSus. Os dados extraídos para confecção do trabalho são referentes a notificações de intoxicações por agentes agrotóxicos agrícolas em Alagoas entre 2019 e 2023, por macrorregião de saúde, faixa etária, e evolução.
Resultados e Conclusão
No período analisado, foram notificados 501 casos de intoxicação por agrotóxicos agrícolas no Estado de Alagoas, sendo cerca de 77% das notificações referentes a segunda macrorregião de saúde do estado, macrorregião que corresponde a cidades localizadas no agreste e sertão alagoano. O maior número de ocorrências foi em 2019, com 115 casos, e o menor em 2020, com 84 casos. Desse total, 87% teve cura sem sequela, 2% teve cura com sequela, e 3% foi a óbito, sendo 2022 o ano com mais óbitos (4), os outros 8% correspondem a casos ignorados/branco, óbito por outra causa e perda de seguimento. A faixa etária que mais foi acometida esteve entre 20 e 39 anos de idade, correspondendo a 44% dos casos. É preciso que aqueles que têm constante exposição aos agrotóxicos se conscientizem e se protejam de forma adequada no momento do manejo desse produto, pois mesmo a epidemiologia apontando um alto índice de cura pela intoxicação, ainda assim existe o risco do desenvolvimento de complicações, podendo chegar até mesmo a óbito.
Palavras Chave
Exposição a agrotóxicos; Agroquímicos; Envenenamento; Exposição à praguicidas
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Regis Reyner Cansanção Mota Neto, Ricardo Fonseca Oliveira Suruagy Motta, Laila Leite Pacheco Vieira, Luiz Carlos Fonseca de Azevedo Oliveira, Luiz Eloi de Mendonça Neto, Azenhour Pedroza do Nascimento, Felipe de Carvalho Silva, Raquel de Lima Chicuta, Aldenir Feitosa dos Santos , Thiago José Matos Rocha