Dados do Trabalho


Título

Vigilância sorológica de pacientes e expostos aos surtos da doença de Chagas agudos pela transmissão oral, ocorridos no Amazonas, Amazônia Ocidental Brasileira.

Introdução

Introduçao: No Amazonas, os surtos da doença de Chagas aguda (DCA) estão associados ao consumo do açaí, detectados pela gota espessa na vigilância da malária.  Na DC crônica, o diagnóstico é sorológico requerendo reatividade em pelo menos dois testes diferentes, mas há divergências nos resultados. 

Objetivo (s)

Objetivo: Investigar o status sorológico de diagnosticadas e expostos aos surtos da DCA no Amazonas através de sorologia usando testes comerciais e in house. 

Material e Métodos

Material e métodos: Soro de diagnosticados/tratados para DC aguda (G1) e expostos (G2) negativos de surtos ocorridos em cinco municípios do Amazonas foram testados utilizando 4 testes Ensaioimunoenzimatico-ELISA (2 comerciais-antígenos recombinantes-Biolisa e Chagatest e 2 in house, produzidos com antígenos totais, utilizando T. cruzi TcI e TcIV e IFI-Biomanguinhos. Os procedimentos foram realizados no Laboratório Central do Amazonas-LACEN e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado-FMTHVD. As análises de concordâncias pelo índice KAPPA/software-GraphPad.

Resultados e Conclusão

Resultados: Foram testadas 66(57.4%) amostras de soros do G1 e 49(42.6%) do G2; 43/66(65.2%) soros do G1 apresentaram reatividade em um ou mais testes; 12/43(27.9%) foram reativos em todos os testes. No G2 14/49(28.6%) amostras foram reativas em um ou mais testes; 1/14(7.1%) reativa em todos os testes. Maior concordância (0.749) foi observada nos ELISA-in house; ELISA/Bioclin e IFI (0.700). Houve concordância moderada (0.509-0.542). Conclusão: A vigilância sorológica para DC crônica em populações da Amazônia, é uma necessidade eminente, e alternativas sorológicas com maior concordância são fundamentais para um diagnóstico mais fidedigno, como indicativos ao cuidado continuo dos pacientes.

Palavras Chave

Trypanosoma cruzi; ELISA in house; IFI; surto; índice kappa; vigilância sorológica.

Área

Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

SUSAN SMITH DORIA, EMILY DE SOUSA MOURA, ADRIANO GOMES DA SILVA, ELSA ISELA GUEVARA MOCTEZUMA, DEBORA RAYSA TEIXEIRA DE SOUSA, GABRIELA MACIEL ALENCAR, MATHEUS MARTINS MONTEIRO, KATIA DO NASCIMIENTO COUCEIRO, ALBA REGINA JORGE BRANDÃO, JORGE AUGUSTO DE OLIVEIRA GUERRA, MARIA DAS GRAÇAS VALE BARBOSA GUERRA