Dados do Trabalho
Título
Busca ativa e mobilização comunitária para detecção de casos de hanseníase em um distrito endêmico no estado do Ceará.
Introdução
A estratégia global da OMS para a hanseníase 2021-2030 reflete mudanças epidemiológicas e concentra-se na interrupção da transmissão (OMS, 2021). Alinhado a isso, a cidade de Sobral, no Ceará, tem antecedentes de alta endemicidade para a doença. O município possui dezessete distritos, com destaque para Jaibaras, onde a Fundação NHR Brasil atua em projetos. No início do presente ano, identificou-se aumento no número de diagnósticos de hanseníase, o que alertou a organização em pensar estratégias, junto ao município. Com a equipe do eixo Zero Transmissão, que trabalha no aprimoramento das ações de vigilância da doença, realizou-se um mutirão em parceria com o Centro de Saúde da Família.
Objetivo (s)
Descrever o processo e resultados de uma busca ativa para detecção de casos de hanseníase em Sobral, Ceará e sua importância no controle da doença.
Material e Métodos
Estudo de intervenção comunitária, descritivo e qualitativo. O planejamento envolveu equipe da Fundação e da Secretaria Municipal de Saúde de Sobral. Agentes comunitários de saúde foram treinados com o Questionário de Suspeição da Hanseníase (QSH) para identificar casos suspeitos durante visitas domiciliares. Sobre considerações éticas, o distrito faz parte de um projeto desenvolvido pela NHR Brasil e tem anuência no Comitê de Ética em Pesquisa, com CAAE: 24000819.7.3004.5045.
Resultados e Conclusão
Foram realizados 04 momentos de alinhamento com a equipe do CSF. No primeiro, reunião para organização com a gestão. No momento posterior, capacitação de 15 ACS, com 88,24% de participação, abordando aspectos da doença e orientações sobre o QSH. Em seguida, mobilização na comunidade e distribuição de panfletos. E no quarto momento, o mutirão, a equipe médica examinou 63 pessoas com queixas, detectando 2 casos (taxa de detecção: 3,17%). Foram realizados 11 testes rápidos (ML Flow) e 03 foram reagentes, desses, 01 foi diagnosticado e 02 seguem em acompanhamento, e 11 baciloscopias. A ação também possibilitou um início de matriciamento profissional, com a presença de uma especialista. Mutirões são importantes como rastreio em áreas onde as pessoas buscam pouco o serviço de saúde. O uso do QSH parece ter sido um bom instrumento de triagem, considerando a taxa de detecção. Além disso, permitiu uma oportunidade de capacitação dos profissionais, haja visto que diferentes diagnósticos puderam ser examinados e os casos discutidos.
Palavras Chave
Hanseníase; Participação da comunidade; Educação Continuada.
Área
Eixo 11 | 3.Outras infecções por bactérias, humanas e veterinárias - Hanseníase
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Maria Iasmym Viana Martins, Socorro Emanuela Nunes da Silva, Stefânia Graciano Gameleira, Aymée Medeiros da Rocha, Juliana Maria Cavalcante Ribeiro Ramos, Ana Rita Paulo Cardoso, Ana Carla de Sousa Oliveira, Ticiana Mont Alverne Parente Feijão, José Alexandre Menezes, Hellen Xavier Oliveira