Dados do Trabalho
Título
Avaliação do sulfato de magnésio como tratamento complementar na intoxicação aguda por organofosforados: Uma revisão sistemática e metanálise
Introdução
Introdução: Intoxicações por organofosforados (OP) representam uma emergência médica grave, exigindo intervenção imediata. O tratamento convencional dessas intoxicações é realizado através da administração de atropina. Porém, estudos apontam o sulfato de magnésio (MgSO4) como tratamento alternativo promissor.
Objetivo (s)
Objetivos: Portanto, esta metanálise tem como objetivo comparar o uso de MgSO4 no tratamento de intoxicações por OP com o tratamento convencional.
Material e Métodos
Métodos: Esta análise foi conduzida de acordo com as diretrizes PRISMA. Em maio de 2024, buscamos em múltiplos bancos de dados por ensaios clínicos randomizados (ECRs) avaliando o uso de MgSO4 no tratamento de pacientes intoxicados por OP. Nosso desfecho primário foi avaliar a mortalidade. A análise estatística foi realizada utilizando o software Review Manager, é um teste de Mantel-Haenszel foi realizado com efeitos aleatórios. O Risco Relativo (RR) foi calculado para desfechos binários. Realizamos a análise de subgrupos com baixa heterogeneidade em efeitos fixos. A avaliação de risco foi realizada usando a ferramenta Risk of Bias 2.
Resultados e Conclusão
Resultados: Nossa pesquisa identificou 5 ECRs elegíveis em nossos critérios de inclusão, incluindo 360 pacientes, dos quais 183 (50,83%) foram submetidos ao uso de MgSO4 e os 177 restantes utilizaram placebo. Os dados estatísticos indicaram que os pacientes intoxicados por OP tratados por MgSO4 apresentam menor mortalidade quando comparado ao grupo controle (RR 0,35 IC 95% 0,17-0,70; p<0,003; I² 0%). Conclusões: Esses achados indicam que a utilização de MgSO4 pode contribuir de forma significativa na terapia contra intoxicação por OP, apresentando-se como uma estratégia para reduzir os efeitos da hiperestimulação colinérgica e redução da mortalidade.
Palavras Chave
Intoxicação exógena; sulfato de magnésio; placebo
Área
Eixo 16 | Infecções relacionadas à assistência à saúde
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Oscar Inácio Mendonça Bisneto, Francisco Sérgio Silva Sousa, Alef Ferreira Araújo Vale, Ricardo Souza Pereira, Antônio Wilson Lacerda, Luanna Paula Garcez Feitosa, Patricia Peixoto Custódio, Taniela Marli Bes, Natália Bitu Pinto