Dados do Trabalho


Título

Investigação de Eratyrus mucronatus Stäl, 1859 (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae) da Coleção Científica Entomofauna do Amapá (CCEA)

Introdução

Existe uma necessidade mundial de divulgação do material biológico depositado nas coleções científicas. O levantamento de insetos na região amazônica, utilizando fonte luminosa para catalogação da diversidade local em expedições científicas, enriqueceram o acervo das coleções durante o século XX, e diferentes triatomíneos (vetores da doença de Chagas) foram coletados e aguardam identificação e divulgação dos dados geográficos. 

Objetivo (s)

O objetivo deste trabalho foi investigar a presença de insetos da espécie Eratyrus mucronatus acondicionados na Coleção Científica Entomofauna do Amapá (CCEA).

Material e Métodos

Para isso, foram averiguados 13 armários, contemplando um total de 390 gavetas entomológicas de meio seco e na sequência foram analisados dois armários de coleção de meio líquido a procura de insetos da espécie E. mucronatus inseridos na coleção e que não receberam número de registro em trabalhos anteriores. Para realizar o tombamento, foram avaliados quesitos como: presença de fungos, estruturas morfológicas inteiriças e informações sobre a coleta do inseto, como data e coordenadas geográficas, coletor e determinador. O mapa de distribuição geográfica da espécie E. mucronatus foi realizado utilizando o Software ArcGis, com a equipe do Programa de Gerenciamento Costeiro do Estado do Amapá - GERCO/AP.

Resultados e Conclusão

Foram encontrados um total de 24 exemplares da espécie E. mucronatus durante a investigação na CCEA. Os espécimes são provenientes dos estados do Amapá, municípios de Oiapoque, Ferreira Gomes, Porto Grande, Santana, Macapá (distrito de Bailique) e do estado do Pará, município de Afuá representados no mapa de distribuição geográfica da espécie visando a divulgação científica. Dentre todos os exemplares estudados apenas um exemplar da espécie não foi tombado, devido à ausência de identificação e as condições morfológicas não inteiriças, impossibilitando o tombamento. Este trabalho contribuiu para a caracterização e distribuição geográfica da espécie E. mucronatus, entretanto, novos estudos precisam ser realizados para investigar a capacidade vetorial dessa espécie no contexto da doença de Chagas na região amazônica oriental.   

Palavras Chave

Triatomíneos; Doença de Chagas; coleção biológica; região amazônica.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

ALDENIZE PENA TORRES, ALLAN KARDEC RIBEIRO GALARDO, JOSIANE NOGUEIRA MÜLLER