Dados do Trabalho


Título

Frequência de Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae multirresistentes isoladas de infecção do trato urinário (ITU) de pacientes de uma Fundação em Manaus, Amazonas

Introdução

A resistência aos antimicrobianos é uma ameaça global crescente à saúde pública, exacerbada pela disseminação de microrganismos multirresistentes (MR). Bactérias da família Enterobacteriaceae, como Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae, produtoras de betalactamases de espectro estendido (ESBL), são particularmente preocupantes devido à complexidade que adicionam ao tratamento de infecções, incluindo as infecções do trato urinário (ITU). 

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo é determinar a frequência de E. coli e K. pneumoniae e suas características para a produção de ESBL em pacientes com ITU atendidos na Fundação de Medina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Material e Métodos

Trata-se de um estudo prospectivo e descritivo, que incluiu pacientes com ITU atendidos por demanda espontânea na FMT-HVD no período de outubro de 2023 a maio de 2024. Os espécimes de urina foram encaminhados para a Gerência de Bacteriologia desta fundação. O processamento da urina foi realizado de acordo com a ANVISA, com semeadura em meios específicos e posterior realização de testes bioquímicos para a identificação bacteriana. Após a identificação, foi realizado o teste de susceptibilidade aos antimicrobianos (TSA), a avaliação da presença do fenótipo de ESBL (BrCAST, 2023) e a classificação como MR (resistentes a 3 ou mais categorias de antimicrobianos). Os dados dos pacientes foram obtidos a partir do prontuário eletrônico (iDoctor). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FMT-HVD (CAAE 75097223.3.0000.0005). 

Resultados e Conclusão

Foram analisadas 34 amostras de pacientes com idades variando entre 20 a 90 anos. Dentre o total de amostras, 21 (61,8%) foram identificadas como Escherichia coli, e 13 (38,2%) como Klebsiella pneumoniae. Do total de amostras de E. coli, 6 (17,6%) possuíam fenótipo de produção de ESBL e do total de amostras de K. pneumoniae, 7 (20,5%) possuíam esse fenótipo. Observou-se que 32 (94,2%) amostras foram classificadas como MR. Os resultados deste estudo destacam a preocupante frequência de E. coli e K. pneumoniae MR em ITU em pacientes atendidos na FMT-HVD. A elevada frequência de produção de ESBL e a resistência a múltiplas classes de antimicrobianos evidenciam a necessidade urgente de estratégias eficazes de controle e prevenção de infecções, bem como de politicas de uso racional de antimicrobianos.

Palavras Chave

Infecção do Trato Urinário; Resistência aos antimicrobianos; Escherichia coli; Klebsiella pneumoniae; Betalactamases de espectro estendido (ESBL)

Área

Eixo 11 | 6.Outras infecções por bactérias, humanas e veterinárias - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Antonia Loraine Gomes Rodrigues, Valderjane Aprigio da Silva, Eveny Perlize Melo Marinho, Lara Laycia Almeida de Souza, Alana Viviane Gonçalves Falção, Rossicléia Lins Montes, Michele Souza Bastos, Samantha dos Santos Tufic-Garutti