Dados do Trabalho


Título

Análise de proteínas do mesêntero de Anopheles (Nyssorhynchus) darlingi root, 1926, sob regime de alimentação com sacarose

Introdução

O Anopheles darlingi é a principal espécie transmissora de plasmódios no Brasil, predominando na região Amazônica. O estabelecimento da espécie é facilitado pelo seu sucesso reprodutivo, interação parasito-vetor em ambientes que favorece o seu desenvolvimento. Entender o processo de interações em células e tecidos, proteínas digestivas e alterações moleculares, se configuram como importantes ferramentas para o entendimento do desenvolvimento do parasita no vetor.

Objetivo (s)

Avaliar a composição proteica do mesêntero de Anopheles darlingi, alimentados com sacarose.

Material e Métodos

As coletas de larvas foram realizadas criadouros de anofelinos na zona leste de Manaus. As larvas foram criadas no insetário até a emergência dos adultos (F1). Os mosquitos  foram identificados com o auxílio de chaves dicotômicas. As fêmeas foram alimentadas com solução de sacarose a 10 %.  Dissecadas após 24h, em seguida, as proteínas totais do mesêntero passaram por extração, as solúveis foram precipitadas, na avaliação dos extratos totais, foram analisadas por eletroforese em gel de poliacrilamida a 12 % SDS-PAGE. As proteínas obtidas foram desidratadas, reduzidas, alquiladas e digeridas com tripsina. Em seguida foram analisadas na plataforma do  Espectrômetro de Massas. Na identificação das proteínas foi utilizado o programas Mascot Server. Os dados  foram exportados o programa Excel, todas as proteínas com “score” acima de 40 foram utilizadas. As categorias do GO analisadas foram: Processo biológico, Componente celular e Função Molecular. As proteínas foram confrontadas  e para montagem das  interação  com Anopheles sinensis prevista no software STRING v10.

Resultados e Conclusão

A análise  por MS e bioinformática revelou a presença de proteínas envolvidas em processos fisiológicos importantes. A interação das proteínas com o genoma modelo de Anopheles sinensis revelaram três clusters de proteínas, dos quais participam de diversas funções, categorias e processos biológicos.  Os resultados obtidos mostraram que diversas proteínas putativas (não caracterizadas) foram exclusivas nesse proteoma. A análise do String revelou proteínas expressas diferencialmente encontradas, proteínas na categoria metabólica e outras funções desconhecidas. Duas proteínas foram diferencialmente expressas como a metalloexopeptidase e ATpase.  Essas proteínas podem estar envolvidas em processos fisiológicos importantes, como a digestão de proteínas no mesêntero e homeostase celular desses mosquitos.

Palavras Chave

malária; interação celular; proteínas digestivas

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Rejane Castro Simões, Ricardo Melo Katak, Francisco Augusto da Silva Ferreira, Elder Augusto Guimarães Figueira, Veranilce Alves Muniz , Isabelle Bezerra Cordeiro, Edmar Vaz Andrade, Tatyana Costa Amorim Ramos, Wanderli Pedro Tadei (in memorian), Rosemary Costa Pinto (in memorian), Rosemary Aparecida Roque