Dados do Trabalho


Título

EVOLUÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DE ZIKA NO BRASIL NO PERÍODO DE 2016 A 2023

Introdução

A Zika constitui uma arbovirose de impacto epidemiológico mundial para a saúde pública, por gerar crescentes preocupações diante do crescimento desordenado, expansão urbana, globalização e alterações climáticas. No Brasil, a doença foi incluída em 2016 na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, no qual todo caso suspeito e/ou confirmado é obrigatoriamente notificado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica.

Objetivo (s)

Analisar as notificações de Zika no Brasil entre os anos de 2016 a 2023.

Material e Métodos

Os dados confirmados e notificados de Zika por estado de notificação no Brasil entre o período de 2016 a 2023, foram obtidos por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e, posteriormente, tabulados no Microsoft Excel. Em seguida, por meio da epidemiologia descritiva, o número de casos notificados por ano, região e por estado foram identificados. Por fim, para a obtenção do mapa temático, os dados foram processados no Microsoft Excel na função “Mapa Coroplético”. 

Resultados e Conclusão

No período de 2016 a 2023 foram notificados um total de 176.122 casos de Zika no Brasil. O ano que apresentou o maior número de notificações foi 2016 (n= 141.766) e menor número de notificações em 2020 (n= 3.093). Não foi possível verificar uma tendência estabelecida do número de notificações com o passar dos anos, no entanto, os valores decresceram consideravelmente a partir de 2017. Quanto ao número de casos de Zika notificados por regiões Brasileiras no período de 2016 a 2023, percebeu-se que o Sudeste apresentou maior porcentagem das notificações (n= 42.95%), seguido das regiões Nordeste (n= 29.50%), Centro-Oeste (n= 18.53%), Norte (n= 8.60%) e Sul (n= 0.42%). O estado do Rio de Janeiro situado na região Sudeste do país foi aquele que apresentou maior número de notificações ao longo do período estudado (n= 56.498), em contrapartida, o estado de Santa Catarina situado na região Sul foi o que apresentou menor número de notificações (n= 57). Todos os demais estados registraram casos de Zika em algum momento durante o período de estudo. Uma tendência descendente foi encontrada nas notificações do agravo. Entretanto, para um país com histórico de epidemias de Zika, há a necessidade de monitoramento e políticas públicas contínuas para de prevenção.

Palavras Chave

Zika; Brasil; Análise espacial.

Área

Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Millena Fernandes, Alan Carvalho Leandro, Láisa Rebecca Sousa Carvalho, Edenilson Osinski Francisco, Renan Konig Leal, Caroline Pereira Vieira, Wellyngton Vieira Eufrazio, Ester Cristina Corrêa da Rocha, Rafael Nord, Josiane Somariva Prophiro