Dados do Trabalho
Título
Diversidade intra-genotípica em Trypanosoma cruzi DTU TcII em primatas humanos e não humanos.
Introdução
Trypanosoma cruzi é um protozoário flagelado generalista, paninfectivo e heterogêneo, do qual são reconhecidos sete genótipos ou Unidades Discretas de Tipagem (DTUs), TcI a TcVI e TcBat. Variabilidade intra-genotípica tem sido bem documentada principalmente em TcI. Em contraste, pouco se sabe sobre a heterogeneidade de T. cruzi TcII, tampouco, se os primatas humanos e não humanos compartilham as mesmas linhagens intra-genotípicas de TcII, apesar das frequentes propostas de correlação entre este genótipo e o ciclo de transmissão doméstico e à doença humana.
Objetivo (s)
Determinar a variabilidade intra-genotípica de T. cruzi TcII e comparar as subpopulações desse genótipo que infectam primatas humanos e não humanos.
Material e Métodos
37 amostras de DNA de isolados de TcII derivados de casos humanos foram submetidas a PCR tendo como alvo molecular a região parcial do gene 18S rDNA. 29/37 amostras de DNA foram sequenciadas pelo método de alto rendimento. As sequências de DTU TcII foram identificadas por análises de bioinformática e pelo algoritmo BLAST. Uma matriz de distância foi construída utilizando as sequências de primatas não humanos (Leontopithecus rosalia n=2; Callithrix jacchus n=4) já caracterizados anteriormente como TcII pelo mesmo método, e as sequências de portadores de doença de Chagas (DC) utilizando o programa Mega. As amostras foram obtidas de acordo com o Comitê de Ética Humano (CEP: 62973116.6.0000.5262) e animal (CEUA:L-037/2016).
Resultados e Conclusão
24 amostras de humanos apresentaram infecções simples por DTU TcII; uma amostra com infecção mista DTU TcII+TcIII, e duas com infecção mista por duas subpopulações de DTU TcII. Uma possível sublinhagem de TcII foi identificada com variabilidade de 0,021 encontrada em duas amostras de isolados de portadores de DC, um de Alagoas e outro do Rio Grande do Sul. Essa variabilidade diferiu de todas as subpopulações diagnosticadas em primatas não humanos. O resultado indica a circulação de uma sublinhagem de TcII somente em humanos de áreas geográficas distintas e muito distantes do Rio de Janeiro. Aparentemente, o homem pode estar atuando como filtro biológico de um tipo de sublinhagem TcII.
Palavras Chave
Trypanosoma cruzi; DTU TcII; Next generation sequencing; diversidade intra-genotípica; primatas; Genetic diversity
Área
Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Thaina dos Santos Delecrode, Maria Augusta Dario , Ana Maria Jansen, Wanessa de Souza Medeiros, Cristiane Varella Lisboa , Carolina Furtado, Valdirene dos Santos Lima, Luciana de Freitas Campos Miranda, Aline Fagundes, Samanta Cristina das Chagas Xavier