Dados do Trabalho
Título
PRESENÇA DE MULTIPLOS GENÓTIPOS DE ALPHAPAPILLOMAVIRUS HUMANO EM AMOSTRAS OBTIDAS DO CANAL VAGINAL E CÉRVICE UTERINA
Introdução
O Papilomavírus humano (HPV) está presente em aproximadamente 100% dos casos de câncer de colo uterino, com destaque para o genótipo HPV16 e sua relação patológica. A importância de identificar o tipo viral presente, tanto na cérvice uterina quanto canal vaginal, reside no potencial oncogênico dos diferentes tipos envolvidos na carcinogênese.
Objetivo (s)
Identificar a presença do DNA-HPV e genotipar por testes moleculares amostras obtidas por autocoleta e coleta clínica do trato genital feminino.
Material e Métodos
Foram analisadas 500 amostras obtidas por coleta clínica e 500 amostras obtidas por auto coleta, todas provenientes de pacientes atendidas no Hospital de Amor, Campo Grande, Mato Grosso do Sul. As técnicas envolvidas para o diagnóstico molecular foram: extração de DNA por fenol clorofórmio; Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), para amplificação do gene da β-globina, como controle endógeno; amplificação do DNA-HPV com os primers PGMY09/11 e genotipagem por PCR tipo específico (TS-PCR) e Restriction Fragment Length Polymorphism (RFLP). Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMS, com a aprovação concedida pelo Hospital do Câncer de Barretos, Fundação Pio XII.
Resultados e Conclusão
Determinou-se que 94,4% das amostras foram viáveis para análise molecular, demonstrando a segurança de ambas técnicas de coleta para rastreio e diagnóstico do câncer cervical. O DNA-HPV foi identificado em 13,4% das amostras analisadas, independente do sítio de coleta (canal vaginal/cérvice uterina), com infecções por múltiplos genótipos observadas em 41% das amostras positivas. Em relação ao gênero, foi possível comprovar que 100% das amostras foram positivas para o gênero Alphapapillomavirus (HPV6, 11, 16, 18, 26, 30, 31, 33, 45, 52, 53, 59, 66, 68, 89, 91) cuja infecção principal ocorre na região anogenital e oral em seres humanos. Observou-se uma grande variabilidade na distribuição dos diversos genótipos HPV nas amostras analisadas, demonstrando que a ampliação das técnicas de coleta aumenta a cobertura na identificação do DNA-HPV, contribuindo para caracterização molecular dos genótipos envolvidos no curso da infecção e possibilitando um acompanhamento individualizado da paciente.
Palavras Chave
Câncer; Colo de útero; PCR; genotipagem.
Área
Eixo 10 | 4.Outras viroses humanas e veterinárias - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Ana Paula Machado Cunha, Camila Maretti Bonin Jacob, Larissa Zatorre Almeida Lugo, Alda Maria Teixeira Ferreira, Cacilda Tezelli Junqueira Padovani, Carlos Eurico dos Santos Fernandes, Inês Aparecida Tozetti