Dados do Trabalho
Título
Ensaio de liberação de interferon-gama (IGRA) para detecção de infecção latente por M. tuberculosis: Que resultado esperar na população pediátrica?
Introdução
Tuberculose (TB) representa grandes desafios à saúde pública no Brasil. Neste contexto é de crucial importância o aumento do rastreio, diagnóstico e tratamento da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) entre <5 anos, contatos de pessoas com TB. O teste do ensaio de liberação de interferon-gama (IGRA) foi inserido ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2020, como alternativa diagnóstica à prova tuberculínica (PT) para o rastreio da ILTB, com o potencial de não depender de duas visitas e não serem afetados pela BCG. Entretanto, é descrito na literatura aumento de risco de resultados indeterminados em lactentes e pré-escolares.
Objetivo (s)
Identificar prevalência de resultados indeterminados para TB através do IGRA em <15 anos hospitalizados por infecção do trato respiratório inferior (ITRI).
Material e Métodos
Foram coletadas amostras de sangue total de crianças hospitalizadas com ITRI em tubo único e em seguida transferidas para os tubos do kit IGRA (QFT-Plus Blood Collection Tubes). Os tubos foram homogeneizados, incubados e centrifugados, o plasma aliquotado e armazenado em freezer -80 ºC. Seguiu-se a realização do ensaio imunoenzimático utilizando o kit ELISA QFT-Plus. O teste qui-quadrado foi utilizado para avaliação da associação entre as diferentes idades. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento, parecer nº: 6.597.029.
Resultados e Conclusão
Foram analisadas amostras de 508 participantes menores de 15 anos, destes 150 participantes estavam na faixa entre 5 e 15 anos (29,5%), sendo 63,3% (95) com resultado negativo, 29,3% (44) com resultado indeterminado e 7,3% (11) com resultado positivo. O total de participantes menores de 5 anos correspondeu a 70,5% (358), neste grupo 60,1% (215) tiveram resultado negativo, 36,3% (130) indeterminado e 3,7% (13) positivo. Não foi observada diferença entre as faixas etárias em relação à prevalência de resultados indeterminados (<5 vs ≥5) (P=0,08). O IGRA apresenta algumas limitações, em especial para pediatria uma vez que se faz necessária a obtenção de, no mínimo, 4 mL de sangue total, apresenta menor sensibilidade nesta população, e o sistema imunológico ainda encontra-se em desenvolvimento. Contudo, não apresenta o inconveniente do retorno para leitura do resultado da PT, o que muitas vezes inviabiliza a correta investigação. Apesar de uma prevalência em torno de 30% de resultados indeterminados, nosso estudo não confirma maior prevalência deste tipo de resultado em menores de 5 anos.
Palavras Chave
Tuberculose pediátrica; ILTB; IGRA
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Márcia Polese-Bonatto, Annerose Barros, Ivaine Tais Sauthier Sartor, Caroline Nespolo de David, Fernanda Hammes Varela, Thais Raupp Azevedo, Amanda de Carvalho Robaina, Gabriela Oliveira Zavaglia, Cássia Simeão Vilanova, Marcelo Comerlato Scotta, Renato Stein