Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE COMPARATIVA DE MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO POLIFÁSICA FRENTE ISOLADOS CLÍNICOS DE Candida tropicalis

Introdução

No contexto das leveduras, Candida tropicalis representa uma das espécies relevantes por diversos fatores como a elevada incidência mundial, sobretudo na América Latina. Nesses países, as taxas de mortalidade de candidíase sistêmica por essa espécie são mais altas do que no Hemisfério Norte. O cenário indica a necessidade de um diagnóstico rápido e preciso, que identifique este agente etiológico.  

Objetivo (s)

Nessa perspectiva, o presente estudo propõe a identificação polifásica e a análise comparativa das técnicas de automação, cromogênica, espectrometria de massa e genômica para identificação de isolados clínicos de C. tropicalis.   

Material e Métodos

No estudo, 48 isolados de pacientes críticos foram analisados. Primeiro, o DNA dos isolados foi extraído para a aplicação da PCR, identificando corretamente todos os 48. Em seguida, a técnica de proteômica-MALDI TOF MS identificou 39 dos 48. Os isolados foram então analisados com o kit CHROMagarTM, identificando 38 isolados. Por fim, a automação Vitek 2 Compact identificou 32 isolados. A precisão de cada método foi comparada para determinar a eficácia em contextos clínicos críticos. ​​

Resultados e Conclusão

 A técnica de automação foi a menos sensível, identificando os isolados como C. tropicalis (32), Candida spp. (13), C. glabrata (2) e Cryptococcus laurentii (1). Em relação a técnica cromogênica 21 isolados apresentaram a coloração azul, indicada pelo fornecedor do reagente como correspondente a espécie de interesse. Mesmo o método proteômico não foi capaz de identificar todos os isolados, evidenciando as limitações no uso das técnicas, exceto as bases moleculares. Dado esse resultado discrepante, foi utilizada a PCR, abordagem mais específica, com uso de primers espécie específicos direcionados a região ITS1-2. A observação de fragmentos de aproximadamente 150pb no gel de agarose possibilitou a confirmação da espécie dos isolados como C. tropicalis. Similar ao nosso trabalho, estudos evidenciaram a imprecisão do método de automação e do meio cromogênico para distinguir espécies de Candida. Ainda, o conhecimento acerca da identidade do fungo é de extrema relevância para a determinação do perfil de susceptibilidade, fator que demonstra a necessidade de uma identificação precisa da espécie, o que pode refletir em um tratamento mais assertivo. Portanto, a abordagem molecular estabelece uma identificação mais segura de C. tropicalis, sendo mais efetiva em detrimento da imprecisão dos testes fenotípicos, quando utilizados isoladamente.   

Palavras Chave

Taxonomia polifásica; Genômica; Proteômica.

Área

Eixo 17 | 4.Vigilância em saúde - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Suellen da Costa Figuerêdo, Barlley Gabriel Marques Costa, Maria Daniela Buonafina Paz, Cícero Pinheiro Inácio, Isabelly Guimarães Silva, Giovana Rodrigues Barros, Maria Alice Ribeiros Alves, Julie Moraes de Lima, Valéria Pereira da Silva, Rejane Pereira Neves