Dados do Trabalho
Título
Distribuição Espacial da Leishmaniose Visceral Humana e Fatores de Risco socioambientais na mesorregião Metropolitana de Belém, no Estado do Pará, Brasil, Amazônia Oriental
Introdução
A Leishmaniose Visceral Humana (LVH) é uma doença negligenciada considerada um grave problema de saúde pública no Brasil. Neste contexto, é necessária a realização de estudos para atualizar a memória epidemiológica desta parasitose, de forma sistemática, continua e processual, visando a geração de insumos informacionais que auxiliarão a tomada de decisão em saúde.
Objetivo (s)
Analisar a distribuição espacial da LVH relacionada às variáveis ambientais e socioeconômicas, na mesorregião do Metropolitana de Belém, no estado do Pará, no período de 2011 a 2022.
Material e Métodos
Foram utilizados dados epidemiológicos do Ministério da Saúde, socioeconômicos e cartográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e ambientais do MapBiomas Brasil. As análises de significância estatística foram realizadas com o teste Qui-quadrado, e as de dependência espacial entre as variáveis, com as técnicas de Kernel e Moran. Este estudo recebeu um parecer favorável, número 3.292.673, do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Pará.
Resultados e Conclusão
Foram confirmados 182 casos da doença. O maior percentual dos casos foi em indivíduos do sexo masculino (63,7%), pardos (81,9%), crianças (50,0%), escolaridade não aplicável (37,9%), ou seja, crianças com menos de 3 anos de idade e residentes da zona rural (53,3%). Foi confirmada dependência espacial dos casos da doença com os diferentes tipos de uso e cobertura do solo identificados no território. Conclusão: A distribuição da doença ocorreu de forma não-homogênea. Foram observadas diferentes relações entre as variáveis estudadas e a ocorrência da doença. Ressalta-se a necessidade da ampliação das ações de vigilância em saúde, sobretudo de monitoramento e controle da doença, objetivando a sua mitigação.
Palavras Chave
leishmaniose visceral humana; Epidemiologia; ambiente; Análise espacial.
Área
Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Claudia do Socorro Carvalho Miranda, Bruna Costa De Souza, Bruno Yudi Shimomaebara Sousa, Adria Marcelle da Silva Lucena, Elaiane Silva de Sousa, Lindsayn Lorena de Souza Soares, Rayssa da Silva Ribeiro, Ítalo Hubert da Silva Pinheiro, Amanda Sophia Carvalho Miranda, Frederico Itã Mateus Carvalho Oliveira Miranda, Nelson Veiga Gonçalves