Dados do Trabalho
Título
Complicações Cardiovasculares na Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Crianças (SIM-C) Associada ao COVID-19
Introdução
A COVID-19 foi associada a múltiplas complicações clínicas, dentre elas a Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Crianças (SIM-C), uma doença grave pós-infecção por SARS-CoV-2 com envolvimento multiorgânico, em particular, injúrias cardiovasculares.
Objetivo (s)
Este estudo teve como objetivo descrever as complicações cardiovasculares em crianças com diagnóstico de SIM-C associada ao COVID-19.
Material e Métodos
Trata-se de uma revisão sistemática realizada conforme recomendações da Preferred Reporting Items for Systematic Reviewsand Meta-Analyses (PRISMA). Os estudos foram previamente selecionados nas bases de dados: PubMed, Scielo, Science, Lilacs, Cochrane e Embase. Os descritores utilizados foram: “MIS-C”; “Covid-19”; “Cardiovascular Complications”, empregados em associação utilizando-se os operadores booleanos “or” e “and”. Critérios de elegibilidade: artigos originais e série de caso, selecionados a partir da leitura do título e/ou resumo, leitura completa e verificação da contribuição com o tema. Critérios de exclusãos: estudos de revisão de literatura, revisão sistemática e meta-análises.
Resultados e Conclusão
A estratégia de busca resultou em 126 estudos, onde 115 foram excluídos pelo título ou resumo por não apresentarem critérios de inclusão. Dos 11 restantes, 1 foi descartado por fuga do tema. Um total de 10 estudos foi selecionado e tiveram seus textos lidos na íntegra. Os estudos incluíram 830 indivíduos, entre meninos e meninas, com idade entre 31 dias e 17 anos. O estadiamento divergiu entre os estudos, um deles abordou pacientes graves. Foram diversas as complicações cardiovasculares encontradas em crianças diagnosticadas com SIM-C associada ao COVID-19, sendo as mais comuns a bradicardia, hipotensão e choque. Outras complicações verificadas foram miocardites, derrame pericárdico, disfunção ventricular esquerda com fração de ejeção reduzida, insuficiência valvar, com predomínio da valva mitral, e envolvimentos coronariano com menor frequência. Eletrocardiogramas (ECG) e Ecocardiogramas anormais também foram observados. A temática possui poucas elucidações na literatura, a síntese e análise de dados pode auxiliar no diagnóstico e na prevenção de desfechos indesejáveis. Verifica-se necessidade de vigilância médica com grupos pediátricos infectados pelo Sars-CoV-2, tendo em vista a rápida evolução destes para quadros com desfechos cardiovasculares graves. Infere-se a importância da cobertura vacinal nessa população, uma vez que é a melhor forma de prevenir complicações da doença.
Palavras Chave
Complicações Cardiovasculares; COVID-19; SIM-P; Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Crianças (SIM-C); COVID longa
Área
Eixo 09 | COVID-19 humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Matheus de Oliveira Dutra, Estefanny Maria de Souza Schuck, Maria Clara Gonzalez Longo, Luis Felipe Miguel Ribeiro, Luciana Gomes Benzecry, Erika Maria de Souza Schuck, Gustavo Santi, Monica Regina Hosannah da Silva e Silva, Allyson Guimarães da Costa, Hiochelson Najibe dos Santos Ibiapina