Dados do Trabalho


Título

Controle de Qualidade do Laboratorial da Malária no Distrito do Lourenço, município de Calçoene, Amapá, Brasil, durante o surto da doença ocorrido no ano de 2023

Introdução

O sistema do controle de qualidade laboratorial da malária foi implantado, visando a melhoria do diagnóstico pela gota espessa, que precisa ser priorizado para oportunizar o tratamento adequado ao paciente. Erros no diagnóstico comprometem o tratamento, podendo o paciente agravar e, ocasionalmente, evoluir para óbito, principalmente quando acometido pela malária por Plasmodium falciparum. 

Objetivo (s)

Analisar o desempenho analítico dos microscopistas de base que atuam no Distrito do Lourenço, município de Calçoene, estado do Amapá. 

Material e Métodos

A análise ocorre a partir da confirmação dos resultados entre o microscopista de base e o supervisor do controle de qualidade do Lacen-AP. Por se tratar de uma área de garimpo, o protocolo de revisão no Lacen-AP foi adaptado para a região, devido ao surto de malária em 2023. Assim, foram revisadas 100% das lâminas positivas e 10% das lâminas negativas, conforme preconizado no Manual do Sistema do Controle de Qualidade do Diagnóstico Laboratorial da Malária para a Região Amazônica, do Ministério da Saúde. Para análise de discordâncias foi considerado o ponto de corte de 2%, conforme critério da OPAS.

Resultados e Conclusão

Em 2023, foram revisadas 7.261 lâminas, sendo 2.913 positivas, 4.319 negativas e 29 Sem Condições de Diagnóstico. Os meses de maior produção foram fevereiro (1.103 lâminas), junho (1.196) e dezembro (1.143). Dentre as verdadeiramente positivas, foram detectadas 2.815 lâminas de P. vivax, 93 de P. falciparum e 05 mistas. Foram encontradas 75 divergências, sendo 05 de espécie, 03 de forma, 13 falso-positivas e 54 falso-negativas. Os meses de maior discordância foram maio (19; 0,3%), junho (18; 0,2%) e dezembro (12; 0,2%). A fim de diminuir as divergências, em junho de 2023 foi realizado um curso de atualização para os microscopistas da região e ainda executada uma supervisão. Houve um aumento inesperado na população no Distrito do Lourenço em 2023, levando a um incremento de casos suspeitos e positivos. Isto ocasionou aumento na carga de trabalho dos microscopistas, excesso de lâminas para leitura diária e pouco tempo para dispensação do resultado. Esses fatores relacionam-se com a quantidade de divergências encontradas nos meses anteriores ao curso de atualização e à supervisão. No mês de dezembro, as divergências encontradas podem estar relacionadas à ação emergencial realizada, que contou com a presença de microscopistas de fora do município que não possuíam experiência em áreas de garimpo.

Palavras Chave

malária; diagnóstico; Controle de Qualidade.

Área

Eixo 06 | 3.Protozooses humanas e veterinárias - Malária

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Wanuyze Adriana Silva Guimarães, Anaytatyana Góes Peixoto Maciel, Giovani Rodrigues Cordeiro Mariano, Marta Monteiro Nascimento, Gilberto Gilmar Moresco, Cássio Roberto Leonel Peterka