Dados do Trabalho


Título

Acesso ao Tratamento de Tuberculose Latente: Distâncias Percorridas por Migrantes Internacionais, Refugiados e Apátridas em Manaus-AM

Introdução

Segundo o Relatório Mundial sobre Migrações, cerca de 3,6% da população mundial reside fora do seu país de origem, o que equivale a 281 milhões de pessoas, com destaque para a situação na Venezuela, que tem tido um impacto significativo na situação migratória na América Latina e Caribe, sendo uma das maiores crises de deslocamento e migração internacional.

Objetivo (s)

Analisar a distância percorrida pelos migrantes internacionais para realizar o tratamento para tuberculose latente em Manaus-AM.

Material e Métodos

Estudo ecológico realizado em Manaus-AM. A população foi composta por casos de tuberculose latente em migrantes internacionais, refugiados e apátridas identificados por meio de busca ativa em Manaus-AM. Para identificar a distância percorrida por migrantes internacionais para realizar o tratamento para TB latente utilizou-se o Flow map, onde se tem a geolocalização da residência do paciente e a geolocalização da unidade de saúde em que ele realiza o tratamento e traça uma reta de menor distância possível entre estes dois pontos no mapa.

Resultados e Conclusão

As regiões que concentram a maior parte dos tratamentos de TB latente em migrantes internacionais são as regiões Sul, Oeste, Centro- Oeste. Através do Mapa de Fluxos pode-se observar as distâncias percorridas pelos Migrantes Internacionais de sua residência até a unidade de saúde. Observa-se que em muitos casos os migrantes internacionais percorrem grandes distâncias (mesmo estando estimada como a menor possível) para realizarem o tratamento de TB latente o que pode influenciar na conclusão do tratamento. O estudo apresentou como se conforma às distâncias percorridas por migrantes internacionais para realizarem o tratamento de tuberculose latente em Manaus-AM. Com base nos resultados, observa-se que os migrantes internacionais percorrem grandes distâncias de sua residência para realizarem o tratamento, deve-se atentar e intensificar a vigilância da TB nestes municípios para que não haja aumento da incompletude do tratamento, alcançando assim as metas da End TB Strategy.   Figura 1 - Mapa de fluxo de deslocamento de migrantes internacionais para acesso ao tratamento de TB latente em Manaus - AM.

Palavras Chave

Tuberculose Latente; Imigrantes; Análise espacial.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

3.Concorrer na categoria - Doutorado

Autores

Yan Mathias Alves, Thaís Zamboni Berra, Reginaldo Bazon Vaz Tavares, Marilia de Sousa Tavares, Vania Maria Silva Araújo, Marcela Antunes Paschoal Popolin, Ariel Fehr Tártaro, Maria Eduarda Pagano Pelodan, Fernanda Bruzadelli Paulino da Costa, Jaqueline Garcia de Almeida Ballestero, Ricardo Alexandre Arcêncio