Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE ACTINOBACTÉRIAS ISOLADAS DE SOLO FRENTE CEPAS BACTERIANAS E FÚNGICAS
Introdução
As actinobactérias (ACTs) abrangem um grupo heterogêneo de bactérias filamentosas muito distribuída na natureza, encontradas em vários habitats como: água; plantas em decomposição, lodo ativado e produtos alimentícios por exemplo. O uso de antibióticos se tornou comum na população, resultando na aparição de resistência bacteriana à alguns antibióticos. Desta forma, as actinobactérias têm sido uma fonte biotecnológica alternativa envolvendo produção considerável de enzimas e antibióticos contra vários microrganismos.
Objetivo (s)
Verificar a atividade antibiótica de actinobactérias isoladas do solo.
Material e Métodos
As actinobactérias, foram isoladas a partir de amostras de solo húmido e semeadas em spread-plate sob meios seletivos como o ISP-2 e Czapek por 7 dias a 35ºC. A identificação das Actinobactérias foi realizada por microcultivos, onde lamínulas foram inseridas sob angulação de 45º no meio durante 14 dias a 30ºC, após isso, a lamínula foi retirada e corada com azul de metileno e analisada em microscópio óptico em 40X, obtendo a confirmação de 13 ACTs do gênero Streptomyces spp. Na atividade antimicrobiana foram utilizados isolados clínicos como Enterococcus faecalis, Staphylococcus aureus e Salmonella spp, Escherichia coli e Candida albicans. Os testes de sensibilidade foram feitos usando a técnica de blocos de gelose, onde as espécies foram suspensas na escala de MacFarland Nº 0,5 e semeadas em tapete no meio Mueller Hinton para bactérias, foram adicionados cilindros de 7mm de diâmetro cortados com o vazador de rolha estéril contendo ACTs e incubadas a 30ºC por 24h e depois foi verificado a formação de halo de inibição e medição com paquímetro digital.
Resultados e Conclusão
Foi identificado actinobactérias de cadeias retas e verticiladas. Também foi observado formação de halo na presença da ACTs nomeadas por ACT1, ACT9, ACT11, ACT13 e ACT16 com média de 34,58 mm de halo para S. aureus. Já para E. faecalis ACT1, ACT4, ACT6, ACT11, ACT13 com média de 22,42. Para C. albicans a ACT1, ACT4, ACT7, ACT9, ACT11, ACT12, ACT13, ACT14, ACT16, ACT17, ACT18 e ACT 20 com média de halo de inibição medindo 24,25mm. Entretanto não houve formação de halo para obter valores médios de inibição para Salmonella spp e E. coli. As Actinobactérias mostraram grande potencial biotecnológico para produção de antimicrobianos eficazes contra alguns microrganismos patogênicos, a fim de aumentar as opções para o controle microbiológico de bactérias e leveduras de rotina clínica.
Palavras Chave
Actinobactérias; Biotecnologia; antibióticos; antibiograma; Streptomyces
Área
Eixo 19 | Outros
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Allan Moraes Silva, Emanuel Gilson Lopes De Andrade Silva, Gleicyane De Freitas Queiroz, Tainá Maria Santos Da Silva, Jorge Belém Oliveira Júnior, Rosilma De Oliveira Araujo Melo