Dados do Trabalho
Título
DEPRESSÃO E COVID-19 LONGA: SINAIS E SINTOMAS DEPRESSIVOS PREDOMINANTES EM ADULTOS DIAGNOSTICADOS NO ESTADO DO PARÁ
Introdução
A COVID-19 (Coronavirus Disease, 2019) é uma doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, que ocasiona uma infecção respiratória aguda1. As terminologias “COVID-19 longa, ou Síndrome pós Covid-19” são utilizadas para descrever a doença em pessoas que se recuperaram de COVID-19, mas ainda relatam sinais e sintomas prolongados da infecção2,3.
Objetivo (s)
Analisar os dados acerca do quantitativo de pessoas que desenvolveram sinais e sintomas depressivos durante a Síndrome da Covid longa.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional, descritivo e de abordagem quantitativa, realizado na Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO/CER III) no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O projeto obedeceu às recomendações da Resolução n° 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde4. O estudo foi aprovado pelo CEP/CCBS/UEPA sob o número CAAE 36459920.4.0000.5174.
Resultados e Conclusão
Foram reavaliados 21 pacientes do “Programa de Atenção Integral à Saúde de Pacientes Pós covid”. Houve uma maior prevalência do grupo etário entre 40 a 50 anos (9) e gênero feminino (14). Quanto ao eixo de Bem-estar Mental, os pacientes declararam: sentir vigor e força de vontade na maior parte do tempo (7), alguma parte do tempo (6), uma pequena parte do tempo (7) e nunca (2). No que se refere a calma ou tranquilidade: na maior parte do tempo (8), alguma parte do tempo (4), uma pequena parte do tempo (9). O segundo maior índice foi o desânimo e melancolia, no qual 12 pacientes dizem sentir frequentemente e 2 em algum momento, seguido por esgotamento. Enquanto nas perguntas a respeito de possuir “muita energia”, estes alegam: na maior parte do tempo (5), alguma parte do tempo (3), uma pequena parte do tempo (11) e nunca (2). Em relação ao estado de felicidade: na maior parte do tempo (9), alguma parte do tempo (3), uma pequena parte do tempo (8) e nunca (1). Portanto, é necessário buscar estratégias de prevenção, promoção e acompanhamento dessas pessoas que apresentam estado depressivo. Além disso, destaca-se que tais resultados estão focados nas necessidades dos pacientes e que constituem uma estratégia abrangente e autossuficiente de plano terapêutico e reafirmam o cuidado multiprofissional para a melhora do usuário.
Palavras Chave
Depressão; Saúde Mental; Covid-19 longa.
Área
Eixo 09 | COVID-19 humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Lidiane Assunção de Vasconcelos, Rita de Cassia Souza Soares, Ivonete Vieira Pereira Peixoto Peixoto, Tatiana Menezes Noronha Panzetti, Thais Scerni Antunes, Larissa Renata Bittencourt Pantoja, Simone Bervely Nascimento da Costa Bervely Nascimento da Costa Costa, Karina Carvalho Marques Carvalho Marques, Camilla Costa Silva Costa Silva, Ailson Almeida Veloso Júnior, Luiz Fábio Magno Falcão