Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico da paracoccidioidomicose utilizando espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier

Introdução

A paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose granulomatosa crônica endêmica da América Latina, com maior ocorrência no Brasil. A PCM é causada pelos fungos termodimórficos do gênero Paracoccidioides, cujo habitat mais provável é o solo, e na forma de micélio. A doença é adquirida pela inalação de propágulos fúngicos e, nos pulmões, ocorre a transformação para forma leveduriforme. A partir dos pulmões, qualquer órgão ou sistema pode ser afetado, pois a PCM é uma doença polimórfica. O “padrão ouro” para diagnóstico é a visualização do fungo em amostras clínicas, e a sorologia também é frequentemente utilizada. Entretanto, os métodos diagnósticos usuais apresentam limitações.

Objetivo (s)

Desenvolver novo método diagnóstico para a PCM baseado em espectroscopia FTIR e análises quimiométricas.

Material e Métodos

Foram analisadas 224 amostras de soro do repositório da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP). Destas, 132 amostras eram de pacientes com PCM, diagnosticados a partir da visualização do fungo em amostras clínicas. As outras 92 amostras constituíram o grupo controle: 50 amostras de indivíduos saudáveis e 42 amostras de pacientes com outras micoses sistêmicas (24 de aspergilose, 10 de criptococose e 8 de histoplasmose). Os espectros das amostras foram obtidos por reflectância total atenuada no infravermelho médio, através da deposição de 2 µL de soro no cristal do equipamento. Os dados foram tratados por Análise Discriminante via Mínimos Quadrados Parciais (PLS-DA). O estudo foi aprovado pelos CEPs da UNESP, UFRGS e UNISC.

Resultados e Conclusão

Os espectros dos casos apresentaram maior variância em relação aos controles nas faixas de 3500-3300 cm-1, 300-2820 cm-1 e, principalmente, 1800-900 cm-1. Modelo PLS-DA robusto para discriminar casos e controles foi alcançado com dados transformados pela 1ª derivada (Savitzky-Golay, cinco pontos) com uma variável latente e uma componente de correção de ortogonal de sinal, obtendo-se sensibilidade, especificidade e acurácia de 100% com raiz quadrada de erro médio de validação cruzada com mútua exclusão de um por vez (RMSECV) menor que 0,005. Conclusão: a espectroscopia FTIR de soro combinada com quimiometria apresenta potencial para aplicação no diagnóstico da PCM.

Palavras Chave

paracoccidioidomicose; diagnóstico; Espectroscopia; FTIR; Quimiometria.

Área

Eixo 02 | 2.Tecnologia e Inovação em saúde - Modelos de detecção de doenças

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Alessandra Koehler, Valeriano Antonio Corbellini, Paulo Cezar de Moraes, Maria Lúcia Scroferneker