Dados do Trabalho


Título

LEISHMANIOSE CANINA: ESTUDO DE NOTICAÇÕES E DE PREVALÊNCIA NOS MUNICÍPIOS DE SOROCABA E VOTORANTIM, ESTADO DE SÃO PAULO, ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2022Dentre as zoonoses transmitidas entre cães e humanos, a leishmaniose visceral, causada pelo protozo

Introdução

Dentre as zoonoses transmitidas entre cães e humanos, a leishmaniose visceral, causada pelo protozoário Leishmania infantum, é uma das mais preocupantes no panorama da Saúde Pública. Como não há garantia de cura parasitológica pelo tratamento de animais doentes e a eutanásia mostrou-se ineficaz no controle da doença em zonas endêmicas, recomenda-se o uso de medidas preventivas multifatoriais para evitar novas infecções. Todos os estudos em prevenção afirmam a importância do monitoramento da distribuição da doença e da determinação dos riscos que favorecem a disseminação a fim de se elaborar estratégias de controle.

Objetivo (s)

O objetivo do estudo foi coletar dados das notificações e determinar a prevalência da leishmaniose em cães nos municípios de Sorocaba e Votorantim.

Material e Métodos

Informações sobre sexo, idade, raça e sinais clínicos foram coletadas das Fichas de Notificação do Manual de Vigilância e controle da Leishmaniose Visceral Americana com dados suficientemente completos, entre os anos de 2013 e 2022.

Resultados e Conclusão

Dentre as 974 notificações de Sorocaba, 313 (38%) foram positivos, 477 (58%) negativos e 32 (4%) inconclusivos. Em Votorantim, num total de 2051 notificações, foi observado que em 337 (16%), o cão testado foi positivo para leishmaniose, enquanto 1683 (82%) o diagnóstico pelo teste foi negativo e 31 (2%) mostraram-se inconclusivos. Na análise das notificações, pode-se observar que maior frequência em cães SRD e de grande porte, e idade variando entre 4 à 7 anos. O sexo parece não ser fator de risco para a positividade. O sinal clínico mais informado, em ambos os municípios, foi a descamação, associada à úlcera de pele, onicogrifose, ceratoconjuntivite e emagrecimento como indutores da suspeita clínica para a doença. O presente estudo mostrou o panorama epidemiológico da leishmaniose canina nos municípios, sugerindo-se estudos mais aprofundados e uma melhor comunicação de dados para definição de estratégias de controle conjunto mais eficaz entre as autoridades municipais.    

Palavras Chave

Leishmania; Cão; endemia; dermatopatia; doenças parasitárias

Área

Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Augusto Cavalheiro Vieira Schonfelder, Nayara Cristina de Oliveira Fazolato, Thais Eleonora Madeira Buti, João Ricardo Pereira Ennser, Fabiana Andrea Cristina Ribeiro, Evelyn Nestori Chiozzotto, Andrea Cristina Higa Nakaghi