Dados do Trabalho
Título
Tuberculose em crianças e adolescentes diagnosticadas em um Hospital de Referência: apresentação e desfecho clínico.
Introdução
O relatório global da Organização Mundial de Saúde estimou que 10,6 milhões de pessoas adoeceram por tuberculose (TB) em 2022 e, desse total, 1,3 milhão eram crianças. Ressalta-se um aumento significativo no número de casos de TB após a pandemia da Covid-19, sendo o diagnóstico tardio realizado muitas vezes em internação hospitalar.
Objetivo (s)
Avaliar a apresentação clínica e o desfecho de casos novos de TB em crianças e adolescentes no período de 2018 a 2023.
Material e Métodos
Estudo de coorte retrospectivo, realizado a partir dos dados do sistema de informação TB-WEB referente às notificações de TB em crianças e adolescentes (até 18 anos de idade) e informações do prontuário eletrônico de um Hospital de Referência Terciária do estado de São Paulo no período de 2018 a 2023. Foram analisadas as variáveis clínico epidemiológicas, comorbidades e o desfecho dos casos no período.
Resultados e Conclusão
Resultados: Entre janeiro de 2018 a dezembro de 2023, foram notificados 38 casos de TB em crianças e adolescentes, sendo 20 do sexo masculino e 18 do sexo feminino; 22 eram brancos, 13 pardos e três pretos. A distribuição por faixa etária foi: 08 (21%) em menores de um ano, 16 (42%) de um a 10 anos, 06 (16%) de 10 a 14 anos e 8 (21%) em maiores de 14 anos. Em relação à forma clínica, o acometimento pulmonar ocorreu em 71% (27) dos casos e 29% (11) apresentavam forma extrapulmonar ou disseminada. Quanto ao critério diagnóstico houve confirmação laboratorial em 24 (63%) casos. A pesquisa de BAAR e a cultura de micobacteria no escarro foram positivas em três casos. O TRM-TB foi realizado em 16 (50%) pacientes, sendo detectado M. tuberculosis em 10 (62%). Em um caso houve infecção pelo HIV e em dois foram identificadas outras causas de imunossupressão. Dos 38 pacientes notificados, em 15 (40%) foram identificados contatos com histórico de TB ou em tratamento. Houve internação em 16 (42%) casos; quanto aos desfechos clínicos, 26 (68%) apresentaram cura, quatro (10%) perda do seguimento, um (3%) óbito por TB, dois (5%) óbitos por outras causas e cinco (14%) mudança de diagnóstico ou transferência. Conclusão: Observou-se elevada gravidade, diagnóstico tardio e desfecho para cura em apenas 68% dos casos, resultados que impactam na meta para a eliminação da TB como problema de saúde pública até 2035. O aprimoramento da avaliação de contatos e acesso ao diagnóstico precoce são medidas prioritárias para a obtenção de desfechos favoráveis nesta população e controle da doença.
Palavras Chave
Tuberculose; Crianças; Adolescentes
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Nanci Michele Saita Santos Michele Saita Santos , Michele de Freitas Neves Silva, Amanda Tereza Ferreira, Mariana Tresoldi das Neves Romaneli Romaneli, Emília da Silva Gonçalves, Antonio Camargo Martins, Marcia Teixeira Garcia, Adyléia Aparecida Dalbo Contrera Toro, Antonia Teresinha Tresoldi, Mariângela Ribeiro Resende