Dados do Trabalho
Título
Uso de metodologias ativas no ensino da saúde única
Introdução
A Saúde Única propõe desenvolver habilidades para superar os desafios impostos pelas interfaces homem-animal-ambiente, através de uma abordagem colaborativa multisetorial, transdisciplinar, transcultural, integrada e unificadora que visa equilibrar e otimizar e de forma sustentável (Pettan-Brewer, 2024). O ambiente ainda é visto de forma fragmentada, onde sua plenitude não é contemplada pela consciência humana, no entanto, os problemas ambientais nascem da relação de coisificação da natureza pelo homem, o que tem provocado o desequilíbrio do ecossistema e consequente adoecimento planetário que vem acometendo a saúde de todos (Pereira, 2021). Os princípios das Diretrizes Curriculares de Cursos - MEC, preconizam, primordialmente, que novos modelos de ensino-aprendizagem sejam propostos, valorizando principalmente, a formação geral dos alunos e o desenvolvimento da competência e habilidade de autoestudo.
Objetivo (s)
Fomentar ações de cooperação interinstitucional, através do uso de metodologias ativas, como palco a Amazônia, sua biodiversidade e diferentes atores sociais.
Material e Métodos
Os discentes de medicina veterinaria da Fametro realizaram uma atividade onde anexaram as palavras relacionadas com as linhas de ação da Aliança Quadripartite em um guarda-chuva, para desenvolver um pensamento holístico, inserido em ambientes com os desafios reais, durante um passeio de barco no Rio Negro-AM, visita a unidades de conservação e integração com comunidades indígenas.
Resultados e Conclusão
Os danos gerados por doenças, expõe um sistema de saúde que precisa ser fortalecido por estratégias de comunicação. A análise de conjunturas locais, oferece um processo educativo a partir de dados da realidade, privilegiando o enfrentamento e a solução dos problemas dos serviços como referência para a aplicação dos conhecimentos produzidos e base de reflexão para a recriação das práticas de saúde em vigor através com a cooperação técnicas entre os órgãos. A atividade abordou temas como regionalidade e segurança alimentar, essenciais para a estratégia de saúde na Amazônia, além de capacitar os estudantes para a detecção oportuna de ameaças à saúde no contexto da Amazônia, promovendo equidade e visão igualitária. Além da cooperação entre as instituições, com a partilha de informações, comunicação clara, visando, promoção de melhorias no processo de ensino-aprendizagem, a aula promove habilidades como responsabilidade compartilhada e uma série de atividades que buscam fortalecer a comunicação do conceito da saúde única.
Palavras Chave
Saúde Única; Metodologia Ativa; Amazônia; Meio Ambiente
Área
Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Sávio Guimarães Britto, Júlia Eshylla Teles Soares, Alessandra Ferreira Dales Nava