Dados do Trabalho
Título
Avaliação da atividade antiplasmodial e estudo do perfil de atividade de derivados 4-aminoquinolínicos contendo grupamento benzoamida.
Introdução
A malária é um problema de saúde pública global com alta morbidade e mortalidade que afeta milhões de pessoas, residentes majoritariamente em países em desenvolvimento, anualmente. O surgimento de cepas resistentes ao tratamento disponível para essa doença coloca em risco todo o progresso alcançado nas últimas décadas no controle e eliminação dessa doença, A urgência pela descoberta e desenvolvimento de novos antimaláricos se intensificou com os relatos do estabelecimento de mutações associadas à resistênca parcial à artemisinina em Uganda, Ruanda e no Chifre da África. Para o tratamento de malária, a cloroquina foi um medicamento de sucesso por ser barato, eficaz, com melhor tolerabilidade e de fácil acesso. Apesar do surgimento de cepas resistentes à cloroquina (CQ) em torno de 1960, compostos 4-aminoquinolínicos ainda são considerados promissores para o tratamento dessa doença, por isso a investigação desses compostos ainda é relevante. Por exemplo, a ferroquina, um derivado quinolínico contendo o grupo ferrocenil, encontra-se em triagem clínica para determinar sua segurança e eficácia.
Objetivo (s)
Desse modo, o objetivo deste trabalho é investigar a atividade antiplasmodial e o perfil de atividade de novos derivados 4-aminoquinolínicos contendo o grupamento benzoamida, de modo a identificar compostos que sejam ativos contra cepas resistentes à CQ.
Material e Métodos
Para isso, ensaios de inibição do crescimento contra cepas de Plasmodim falciparum sensível (3D7) e resistente à CQ, além da avaliação de toxicidade frente a uma linhagem celular humana de hepatocarcinoma (HepG2) serão realizados. Adicionalmente, estudos da velocidade de ação dessa série, assim como de sua ação frente a isolados de campo estabelecidos em laboratório e ensaios ex vivo de maturação de esquizonte (CAAE 58738416.1.0000.0011) também serão feitos.
Resultados e Conclusão
Preliminarmente, dos 22 compostos avaliados dessa série, 16 apresentaram valores de IC50 contra cepa 3D7 variando de 0,02 à 0,5 µM e variando de 0,03 a 0,43 µM contra a cepa Dd2. Desses 16 compostos, somente 1 aparenta ter resistência cruzada quando testado contra a cepa Dd2, apresentando uma redução da potencia de 5,5X contra a cepa resistente Dd2. Após verificação de que compostos quinolínicos, quando existe resistência cruzada, apresentam uma resistência pronunciada frente à cepa K1 comparada à cepa Dd2, investigaremos a potência inibitória desses 16 compostos contra a cepa K1.
Palavras Chave
derivados quinolínicos; atividade antiplasmodial; P. falciparum; parasitos resistentes
Área
Eixo 06 | 3.Protozooses humanas e veterinárias - Malária
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Camila de Souza Barbosa, Everton Paz, Agatha F Borges, Petrônio F. Athayde Filho, Anna Caroline Campos Aguiar