Dados do Trabalho
Título
O uso do Gene Xpert ultra no diagnóstico da tuberculose pulmonar em crianças e adolescentes em centro de referência
Introdução
O diagnóstico bacteriológico da tuberculose (TB), na infância, ainda é um desafio. O Xpert Ultra (Ultra) é um método de detecção do Mycobacterium tuberculosis (M. tb.) através do PCR em tempo real, com maior sensibilidade em comparação com GeneXpert MTB/RIF. No Brasil, em crianças (menores de 10 anos) e na tuberculose extrapulmonar (TBEP), o resultado traços significa positividade para TB.
Objetivo (s)
Descrever a contribuição do Ultra para o diagnóstico da TB pulmonar (TBP) infantil.
Material e Métodos
Estudo prospectivo de crianças e adolescentes com quadro sugestivo de TBP, cujos espécimes coletados foram submetidos ao Ultra no período de janeiro de 2020 a dezembro de 2022 em hospital universitário no Rio de Janeiro. O diagnóstico final de TBP foi estabelecido com base em critérios clínico-radiológicos; resposta clínica após dois meses de tratamento e análise microbiológica. O Ultra foi considerado positivo com resultado detectado e traços em menores de 10 anos e em infectados pelo HIV. Para comparação da positividade do ultra em crianças e adolescentes, foi realizado o teste exato de Fisher, e considerado significativamente estatístico o resultado de p valor < = 0,05. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética da instituição sob o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) no 02173518.2.0000.5264.
Resultados e Conclusão
Foram incluídos 41 pacientes: 20 adolescentes e 21 crianças. Desses pacientes, 63% (26/41) tiveram diagnóstico final de TBP. Entre os adolescentes, o diagnóstico TBP ocorreu em 80% (16/20), enquanto entre as crianças, o diagnóstico de TBP foi estabelecido em 48% (10/21). A taxa de positividade do Ultra isoladamente foi de 31% (5/16) nos adolescentes e de 80% (8/10) nas crianças (p-valor =0.04). Quando a cultura para M. tb foi usada como referência encontrou-se sensibilidade = 80% e especificidade = 77%. Conclusões: O Ultra contribuiu para o diagnóstico da TBP na infância em pacientes hospitalizados, representando uma ferramenta promissora nas formas paucibacilíferas da doença. Apesar de ser um método relevante não deve ser utilizado de forma isolada. É imprescindível integrar exames laboratoriais com a avaliação clínica para melhorar a precisão diagnóstica e o manejo da TB pediátrica.
Palavras Chave
Tuberculose Pulmonar; Crianças; Adolescentes; diagnóstico; Gene-Xpert Ultra
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Claudia Stella Pereira Battaglia, Michely Pinheiro Mascarenhas , Ana Alice Ibiapina Parente, Rafaela Baroni Aurilio, Ronir Raggio Luiz, Maria de Fatima Pombo Sant’Anna, Clemax Couto Sant´Anna