Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DOS DADOS EPIDEMIOLÓGICOS E VACINAIS DE MENINGITE NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 2019 A 2023
Introdução
A meningite é uma doença ocasionada pela inflamação das meninges, conjunto de membranas que recobrem o encéfalo e a medula espinhal com o intuito de proteger essa porção do sistema nervoso. O processo inflamatório é causado por diversos fatos, principalmente por infecções bacterianas e virais. Devido a patogenicidade da doença os casos de meningite são de notificação obrigatória, bem como a vacinação, por ser a forma mais eficaz de combate à doença. Apesar dessa doença possuir diversas vacinas é considerada um problema de saúde de alto risco, com casos registrados no Brasil de forma recorrente, mesmo com a imunização oferecidas de frequentemente.
Objetivo (s)
A pesquisa teve por objetivo identificar a progressão e a epidemiologia da meningite entre os anos de 2019 e 2023 na região Sudeste do Brasil.
Material e Métodos
Para obtenção dos dados foi utilizado o endereço eletrônico do DATASUS e o tabulador de dados TABNET para padronização das informações acessadas.
Resultados e Conclusão
Os dados mostraram que a etiologia mais comum da meningite foi asséptica (49,88%) na região Sudeste, além disso São Paulo foi o estado com maior número de notificações (74,53%). O estado que obteve a menor taxa de cobertura vacinal foi o Rio de Janeiro (45% a 60%), enquanto que São Paulo obteve os maiores índices (70% a 80%). Com relação a faixa etária e etnias mais atingida houve destaque para a idades entre 1 a 39 anos e raças branca e parda. Quanto ao critério de diagnóstico e evolução da doença houve predominância do exame quimiocitológico (61,91%) e alta hospitalar na maioria dos casos (83,80%). Os dados mostram elevada ocorrência em jovens o que torna preocupante a cobertura vacinal abaixo do recomendado em todos os estados analisado, além disso, é importante destacar que ao longo do período estudado houve declínio na vacinação o que pode estar relacionado com o período de pandemia e com as altas taxas de internações.
Palavras Chave
Meningite; região Sudeste; Vacinação; Epidemiologia
Área
Eixo 17 | 2.Vigilância em saúde - Investigação de Surtos
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
LINDOMAR ANTONIO DA CRUZ JUNIOR, EDUARDA MAÇÃO COELHO, MARIA CRISTINA DA SILVA MATOS, JOMAR F AGUNDES JÚNIOR, YSLLA FERNANDA FITZ BALO MERIGUETI