Dados do Trabalho


Título

Avaliação da densidade e distribuição das populações de Ae. aegypti, usando o metodo de ovitrampas em diferentes locais da ilha de Santiago, Cabo Verde

Introdução

Dengue, Zika e Chikungunya são arbovírus transmitidos principalmente por mosquitos do gênero Aedes. As doenças causadas por estes vírus tem sido consideradas um sério problema de saúde pública a nível mundial, em parte devido à sua vasta distribuição geográfica, mas sobretudo porque a expansão dessas enfermidades requer ações estratégicas no âmbito do seu controle e prevenção. Em Cabo Verde, o Aedes aegypti está presente desde 1931, associado a surtos de arbovírus principalmente dengue (2009/10 e 2023/24) e Zika (2015/16). Foram registrados 394 casos de dengue entre 6 de novembro de 2023 14  de Abril de 2024.

Objetivo (s)

Avaliar a densidade e distribuição  das populações de Ae. aegypti, usando o metódo das  armadilhas BR-OVT e OVT em diferentes locais da ilha de Santiago (Cabo Verde), de Junho a Agosto de 2023.

Material e Métodos

A coleta dos mosquitos foi realizada com dois tipos de armadilhas de oviposição, ovitrampas (Br-OVT e a OVT), em quatro regiões na ilha de Santiago: Praia, Santa Cruz,Assomada e Tarrafal.As larvas eclodidas foram mantidas em condições controladas de insetário, até a obtenção de adultos. 

Resultados e Conclusão

Foram utlizadas um total de 120 BR-OVT´s e 382 OVT´. Foram coletados um total de 7.286 ovos, sendo 3476 na cidade da Praia, 2584 em Santa Catarina, 628 em Santa Cruz e 598 ovos em Tarrafal.  Em relação à eficiência das armadilhas a BR-OVT teve maior indice de positividade de ovos na zona da Praia cerca de 248,29 ovos , e tambem na densidade de ovos por armadilha cerca de 70% (20 armadilhas) . A armadilha OVT teve maior indice de positividade de ovos zona de Santa Cruz com 85%  (120 armadilhas). No que diz respeito aos mosquitos emergidos observou-se que a zona da Assomada apresentou maior número de mosquito na geração parental de acordo com a taxa de eclosão das larvas, cerca de 1.288, Tarrafal com 1038 , Praia com 462 e Santa Cruz com 266. Esses dados mostram diferentes quantidades de ovos foram encontrados em diferentes localidades.A efciência de emergência apartir da taxa de eclosão apresentou maior valor  na zona de Assomada e Tarrafal, e isso poderá ser devido aos fatores umidade,o tempo, transporte e manutenção dos ovos,áreas agricolas, presença de reservatórios de água. Esses dados oferecem informações importantes que podem auxiliar nas estratégias de controle vetorial em Cabo Verde.

Palavras Chave

Palavras chaves: Aedes aegypti; Arboviroses; armadilhas oviposição; Cabo Verde

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Eliane Marcila Dias Gomes, Constância Flávia Junqueira Ayres, Maria Lara Ferrero Gomez, Maria Alice Varjal de Melo Santos, Duschinka Ribeiro Duarte Guedes