Dados do Trabalho


Título

Avaliação da competência vetorial de populações de Ae. aegypti da cidade da Praia na ilha de Santiago, Cabo Verde, ao vírus Chikungunya

Introdução

As doenças transmitidas por vectores são um problema de saúde global complexo,especialmente nas zonas tropicais e subtropicais,  onde as condições ambientais favorecem a reprodução dos vetores. Aedes aegypti está presente em Cabo Verde desde 1931, associado a surtos infecciosos de dengue e Zika, apresentando forte transmissão. Estudos demonstram a alta competência vetorial deste vetor para certos sorotipos da dengue em Cabo Verde (2009/10, 2023/24), enfatizando a relevância da pesquisa para compreender a transmissão e a gravidade das arboviroses.

Objetivo (s)

Avaliar a competência vetorial de populações de Ae. aegypti da cidade da Praia na ilha de Santiago, Cabo Verde, ao vírus Chikungunya, usando a técnica de in infecção artificial e detecção de vírus via multiplex RT-qPCR.

Material e Métodos

Foi feito a coleta das populações de Ae. aegypti na ilha da Santiago no periodo de Junho a Agosto de 2023, a eclosão e manutenção da colonia até idade adulta foi feita no insetário do Instituto Aggeu Magalhães – Fiocruz PE. Foram usados 50 mosquitos femêas de Aedes aegypti na exposição ao vírus Chikungunya através da inoculação intratorácica utilizando o Nanoject II, e coletou-se 15 mosquitos femêas no 7 dpi (dias pós infeção) e 14 dpi. Foi feito a dissecação da cabeça e intestino médio e posterior processamento das amostras, extração de RNA utilizando o protocolo Trizol, e RT-qPCR. Por fim análise estatística foi feita para determinar a taxa de infeção de intestino médio e taxa de disseminação (cabeça e intestino médio), foram aplicados os testes estatísticos ANOVA com pós- teste de Dunnett e os testes não paramétricos Kruskal Wallis e Mann-Whitney.

Resultados e Conclusão

Foi observado 100% de taxa de inefeção e disseminação tanto na cabeça dos mosquitos , quanto no intestino médio no 7 dpi, com uma taxa de eficiencia da curva de PCR de 80% , enquanto que no 14dpi foi observado a mesma taxa de infeção e disseminação , porém a taxa de eficicacia da curva foi de 59%, o que necessitará uma repetição de RT- Qpcr para este ponto de coleta. Esses dados evidenciam alta competência vetorial do Aedes aegypti provenientes da cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde na transmissão do virus Chikungunya, revelando um alto risco de transmissão nesta ilha, fornecendo as entidades responsáveis, insights valiosos para o desenvolvimento de estratégias eficazes de controle e prevenção de arboviroses nesta ilha e consequentemente em Cabo Verde.

Palavras Chave

Aedes aegypti; Chikungunya; competência vetorial; Cabo Verde.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Eliane Marcila Dias Gomes, Constância Flàvia Junqueira Ayres, Maria Lara Ferrero Gómez, Maria Alice Varjal de Melo Santos, Duschinka Ribeiro Duarte Guedes