Dados do Trabalho
Título
Análise do prognóstico de idosos com dor abdominal intensa hospitalizados durante infecção por dengue no Brasil entre 2023-2024
Introdução
A dengue é uma doença infecciosa de etiologia viral, com picos de incidência sazonais. O quadro clínico é variável, sendo a dor abdominal intensa um sinal de alarme considerável, pela alta probabilidade de óbito. Nesse contexto, a população idosa apresenta um pior prognóstico, isto é, um risco de óbito até 12 vezes maior que a população geral.
Objetivo (s)
Determinar a prevalência da dor abdominal intensa na evolução de pacientes idosos com dengue, entre 2019 e 2024.
Material e Métodos
Realizado estudo transversal, com dados de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Foi analisado o desfecho do óbito em relação à idade e apresentação clínica. A população estudada é composta por 5.075.184 de casos prováveis de dengue. Foi calculada a razão de prevalência (RP), com intervalo de confiança de 95% (IC95%) e erro alfa de 0,05. Os potenciais vieses são viés de informação e de confusão. Estudo com dados secundários, identificados e dispensados de registro na Plataforma Brasil. (1.028).
Resultados e Conclusão
Resultados: Do total de registros, 14% (701.788) têm 60 anos ou mais de idade. Destes, 58% (409.329) são do sexo feminino. Em relação à raça/cor, 48% (335.306) são brancos, seguido de 34,2% (240.265) de negros. A prevalência de dor abdominal entre os idosos é de 38% (265.243). Destes, 0,37% (993) evoluíram para óbito. O presente estudo, constata que a dor abdominal aguda há uma relação relevante na faixa etária citada e maior risco de óbito por esse quadro com o agravamento da dengue no Brasil, que exige atenção e medidas imediatas para reduzir o número de mortes,uma vez que essa população possui prevalência de 38% e 0,37% no risco evolução ao óbito. Conclui-se a demanda de ações conjuntas entre autoridades de saúde, profissionais da área e população para mitigar esse agravamento.
Palavras Chave
dengue; manifestação clínica; prognóstico; dor abdominal aguda
Área
Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Bárbara Vasti Lira Lins de Oliveira, Luciana Rodrigues Barbosa , Arthur Azevedo Barbosa, Wanderson Kleber de Oliveira, Guilherme Gualberto Rodrigues, Thássia Maria de Paula Gallo, João Gabriel Vieira Morais, Aline Araújo Nogueira, João Victor Gualberto Rodrigues