Dados do Trabalho


Título

Avaliação da produção de IgM e IgG de pacientes agudos com Doença de Chagas submetidos ao tratamento de Benzonidazol

Introdução

A doença de chagas (DC) é um problema de saúde pública causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Em 2019, Pernambuco notificou o maior surto de doença de Chagas Aguda (DCA) no município de Ibimirim. O tratamento deve ser realizado em todos os casos de infecção aguda, independente da forma de transmissão, pois cerca de 70-80% dos casos apresentam cura. Porém, a cura é evidenciada através da negativação dos testes sorológicos, que pode durar muitos anos.

Objetivo (s)

 O objetivo do trabalho foi avaliar a titulação de anticorpos IgM e IgG em pacientes agudos com DC submetidos ao tratamento com Benzonidazol (BZ). 

Material e Métodos

Este estudo tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (C.A.A.E: 20049919.5.0000.5190). Para atingirmos esse objetivo, foram avaliados 28 indivíduos presentes no surto de Ibimirim infectados e confirmados laboratorialmente com DCA. Todos foram atendidos e tratados no Setor de Infectologia (HUOC) e acompanhados no Ambulatório de doença de Chagas (PROCAPE/UPE). As amostras de sangue foram coletadas antes (T0) e após o tratamento (T1/1 mês; T2/2meses; T3/5-6 meses; T4/2 anos), onde as amostras biológicas foram armazenadas no Serviço de Referência de Doença de Chagas (SRDC)/FIOCRUZ. Uma dosagem dos anticorpos IgG foi realizada por Enzyme-linked Immunosorbent Assay (ELISA) e titulação de anticorpos IgM e IgG pela Reação de Imunofluorescência Indireta, além disso, quantificamos o DNA de T. cruzi através da Reação de Cadeia de Polimerase em tempo real (qPCR). 

Resultados e Conclusão

Nossos resultados indicaram que houve redução gradativa dos títulos de anticorpos IgM e IgG ao longo do tempo, sendo observado soroconversão de um paciente, em T4. Após o tratamento (T2), a carga parasitária negativou indicando o sucesso do tratamento. Porém, em um dos indivíduos foi observada a detecção de baixa carga parasitária em T4, indicando uma possível falha terapêutica, porém, este indivíduo não retornou mais ao ambulatório para acompanhamento. Concluimos, então, que embora o protocolo terapêutico com Benzonidazol tenha ocorrido provavelmente ao final da fase aguda os pacientes infectados e tratados caminham para um desfecho de um bom prognóstico.

Palavras Chave

Doença de chagas aguda; Acompanhamento Terapêutico; Trypanosoma cruzi.

Área

Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Luciane Freitas Firmino, Cristina Fatima Velloso Carrazzone, Victor Vaitkevicius-Antão Vaitkevicius-Antão, Tarcila Fernanda Rocha Barboza, Tayne Fernanda Lemos Silva, Maria Aucineide Basilio Albuquerque, Wilson Alves Oliveira Jr, Silvia Marinho Martins, Virginia Maria Barros Lorena