Dados do Trabalho
Título
Avaliação da Atividade Antimicrobiana do Extrato Etanólico da Folha de Guazuma ulmifolia Lam. contra Staphylococcus aureus
Introdução
A ascensão da resistência microbiana aos antibióticos se configura como um desafio global à saúde pública, exigindo a busca incessante por novas alternativas terapêuticas. Nesse contexto, as plantas medicinais despontam como promissoras aliadas na luta contra infecções, e a Guazuma ulmifolia Lam., popularmente conhecida como Mutamba, se destaca por suas propriedades medicinais e potencial atividade antimicrobiana. Este estudo buscou avaliar a atividade antimicrobiana do extrato etanólico da folha de G. ulmifolia contra Staphylococcus aureus. Justifica-se, portanto, pela importância de se combater com eficácia a patogenicidade da bactéria, bem como pelo impacto causado pelas doenças estafilocócicas no sistema público de saúde e no cotidiano dos brasileiros. A G. ulmifolia representa uma alternativa de baixo custo e de ampla disponibilidade, o que configura um recurso promissor, seja como adjuvante, seja como monoterapia.
Objetivo (s)
O estudo teve como objetivo investigar a capacidade do extrato etanólico da folha de G. ulmifolia em inibir o crescimento do Staphylococcus aureus, buscando uma alternativa natural e eficaz no combate a esse patógeno.
Material e Métodos
O preparo do extrato etanólico da folha de G. ulmifolia se deu por meio da técnica de maceração seguida de evaporação rotativa. A atividade antimicrobiana foi avaliada através do método de difusão em poço e da determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) contra Staphylococcus aureus (ATCC 6538).
Resultados e Conclusão
Os resultados demonstraram que o extrato etanólico da folha de G. ulmifolia apresentou atividade antimicrobiana contra o Staphylococcus aureus. Na concentração máxima testada (200 mg/mL), o halo de inibição observado foi de 12,50 mm. A Concentração Inibitória Mínima (CIM) para o patógeno foi de 100 mg/mL, indicando o potencial do extrato em inibir o crescimento bacteriano. Os resultados deste estudo evidenciam o potencial antimicrobiano do extrato etanólico da folha de G. ulmifolia contra Staphylococcus aureus, abrindo caminho para investigações futuras mais aprofundadas e o desenvolvimento de novos agentes antimicrobianos de origem natural.
Palavras Chave
Guazuma ulmifolia; Atividade antimicrobiana; Staphylococcus aureus; extrato etanólico; plantas medicinais.
Área
Eixo 19 | Outros
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Alice Freitas Costa, Adolpho Dias Chiacchio, Giovana Lis Galvão Ramos, Sarah Brito de Siqueira, Juliana Barros Fonseca