Dados do Trabalho


Título

Tendência temporal de indicadores epidemiológicos e operacionais dos programas de controle da tuberculose no estado da Bahia

Introdução

A Tuberculose é uma doença antiga, de agente infeccioso, patogênese e transmissão bem conhecidos, sensível ao tratamento, e passível de cura, entretanto ainda permanece como um grave e complexo problema de saúde pública. Diante do cenário epidemiológico múltiplos esforços têm sido efetuados com a finalidade de modificar o panorama da doença, buscando uma redução do coeficiente de incidência por TB em 90% e do número de óbitos em 95%, até o ano de 2035

Objetivo (s)

Estimar a tendência temporal de indicadores epidemiológicos e operacionais dos programas de controle da tuberculose no estado da Bahia. 

Material e Métodos

Estudo ecológico, do tipo série temporal, realizado com base em dados secundários de casos novos de TB pulmonar notificados na Bahia no período de 2010 a 2021. As variáveis utilizadas foram baciloscopia, teste HIV, TDO; contatos examinados e cura. Foi utilizado o método de regressão linear simples com correção de Prais-Winsten, VPA e seu respectivo intervalo de confiança de 95%. Para análise estatística dos dados foi utilizada a linguagem R. 

Resultados e Conclusão

Houveram 50.112 casos novos e 1.576  óbitos de TB pulmonar no estado da Bahia, com tendência temporal decrescente estatisticamente significativa na incidência de TB, com os menores resultados nos anos de 2016, 2020 e 2021. Quanto aos indicadores operacionais, verificou-se uma redução nos índices de exames de baciloscopia, tratamento diretamente observado e cura, e um aumento nos testes de HIV e no número de contatos examinados. Apesar da tendência de redução na incidência de casos novos de TB pulmonar, isso pode não significar que a meta da Estratégia End TB esteja sendo alcançada. Os indicadores operacionais, que são essenciais para monitorar e avaliar o progresso, podem não refletir essa redução de maneira consistente. Portanto, é necessário um acompanhamento contínuo dos indicadores, bem como  implementar ações eficazes para assegurar que a redução na incidência de casos novos seja sustentável e contribua efetivamente para a eliminação da tuberculose.

Palavras Chave

Tuberculose; indicadores; Epidemiologia; Estudos ecológicos.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Michelle Martins Souza, Maria Yaná Guimarâes Silva Freitas, Aloisio Machado Da Silva-Filho