Dados do Trabalho


Título

Validação de teste rápido cromatográfico do tipo point-of-care para triagem de casos de TB em pacientes imunocompetentes – Estudo piloto.

Introdução

A tuberculose (TB) é considerada um problema de saúde pública e uma das dez maiores causas de doença e morte na população mundial. Melhorar o acesso a um diagnóstico precoce e rápido é um dos princípios fundamentais da luta contra a TB ativa, pois o diagnóstico convencional apresenta várias limitações. O Ensaio de Fluxo Lateral para detecção do LAM (lipoarabinomannan), One Step Tuberculosis LAM Antigen Detection Test, denominado de LAM TB Test, pode representar uma abordagem promissora para sanar a lacuna no diagnóstico de TB. É um teste rápido, econômico e disponível no ponto de atendimento, que utiliza amostras de urina em pacientes imunocompetentes com TB ativa ou presuntiva. Os testes comerciais similares têm indicação de uso apenas em pacientes imunodeprimidos, como o teste LAM TB da Abbot.

Objetivo (s)

Avaliar a acurácia de teste rápido imunocromatográfico de fluxo lateral como estratégia de exame de triagem ponit-of-care em pacientes imunocompetentes.

Material e Métodos

O teste rápido usado foi o LAM-TB Test(Índia). O desempenho dele foi avaliado em 117 pacientes adultos c/suspeita de TB pulmonar, de ambos os sexos, com idades variadas, provenientes de Serviços de Saúde de PE e MG, acompanhados prospectivamente e duplo-cego. Os testes foram realizados na FIOCRUZ-PE e na Faculdade de Medicina UFMG, Belo Horizonte (BH), entre janeiro e junho de 2024. Os resultados foram analisados no SPSS 20.0,  no OpenEpi e no MedCalc. O grupo de pacientes provenientes de BH teve apenas pacientes com diagnóstico confirmado de TB.

Resultados e Conclusão

Foram realizados 85 testes em urina de pacientes de Recife, com acurácia de 36,2%(IC=27,2-46,3). O desempenho em pacientes verdadeiramente positivos vs. verdadeiramente negativos estão na tabela. Não houve diferença significante entre as especificidades (p=0,195). No grupo de BH (n=23), apenas um não iniciara o tratamento específico e 2 (8%) foram positivos para o LAM-TB Test. A sensibilidade do LAM-TB Test em urina de adultos c/sinais e sintomas sugestivos de TB e HIV megativo foi de 28,8% (IC=19,3-40,6), enquanto no teste recomendado pela OMS, foi de 42% (IC=31–55) em paciente c/HIV, estatisticamente iguais, porém é necessário aumentar o n para tomar conclusões definitivas.O LAM-TB Test usa paceientes imunocompetentes, sendo uma vantagem frente aos testes similares recomendados pela OMS. Desempenho de pacientes verdadeiramente positivos vs. verdadeiramente negativos p/TB. LAM-TB Test/TB Pos + Neg - Total Pos + 19 7  26 Neg - 47 12 59   66 19 85  

Palavras Chave

Point-of-Care; Tuberculose; Diagnóstico rápido; Teste imunocromatográfico

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

3.Concorrer na categoria - Doutorado

Autores

Juliana Figueirêdo da Costa Lima Suassuna Monteiro, Renata Costa Souza, Rosana Albuquerque Montenegro, Bárbara Rocha, Ana Cristina Fernandes, Silvana de Miranda Spíndola, Josefa Nayara dos Santos Nascimento, Luanna de Ângelis Correia de Sousa, Késsia Kelly K. B. Silva, Renata Inglez de Souza Tejo, Haiana Charifker Schindler