Dados do Trabalho


Título

Avaliação epidemiológica dos casos de esporotricose no município de Fernandópolis

Introdução

A esporotricose é uma micose subcutânea, que acomete o ser humano, gatos, equinos, cães e tatus. Tem como principal característica o aparecimento de ferimentos e úlceras na pele e nas mucosas, mas também pode se manifestar por sintomas, como anorexia, desidratação, febre, perda de peso e vômito. Sua transmissão ocorre por meio da contaminação da lesão de pele, principalmente por arranhadura ou mordedura de animais infectados pelo fungo. A doença é considerada emergente, negligenciada e sua incidência vem aumentando no decorrer dos anos. Constitui um grave problema de saúde pública no Brasil e ocorre devido ao atraso no diagnóstico e no tratamento, que leva a um aumento na disseminação da infecção.

Objetivo (s)

Observar a epidemiologia da Esporotricose no município de Fernandópolis e avaliar a população atingida com maior frequência.

Material e Métodos

Foram utilizados dados coletados no CADIP (Centro de Atendimento à Doenças Infecciosas e Parasitárias) e analisada a frequência da distribuição das variáveis sócio-demográficas, como número de casos notificados, idade e sexo.

Resultados e Conclusão

A esporotricose, doença humana e animal causada por espécies de Sporothrix, é a mais importante micose de implantação em todo o mundo. Foram verificados seis (6,1%) casos da doença em 2019, 19 (19,4%) em 2020, 27 (26,5%) em 2021 e 46 (47,0%) em 2022 . Os resultados obtidos evidenciam um aumento de 93, 9% nos três últimos anos avaliados, que correspondem a época da pandemia de COVID-19, provavelmente devido à permanência das pessoas nos domicílios e ao maior contato com os animais domésticos. De acordo com o sexo, a doença atingiu mais o sexo feminino em relação ao sexo masculino no período analisado. A susceptibilidade maior à esporotricose em mulheres pode ser explicada porque são elas que geralmente cuidam dos animais, tornando-as vulneráveis. Posto isso, são necessárias ações de saúde pública voltadas para a melhoria da saúde humana e animal, incluindo programas educativos para profissionais de saúde que ajudem a aumentar a suspeita clínica de doenças humanas e felinas, para que os animais infectados possam ser rastreados.

Palavras Chave

Sporothrix schenckii; micose subcutânea; Perfil Epidemiológico.

Área

Eixo 12 | 1.Micoses humanas e veterinárias - Esporotricose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Cesare Takaoka Gaggini, Izabella Takaoka Gaggini, Lee Marvin Thalma dos Santos Nogueira, Aline Enauãn Battisti Tosin, Giovanna Cerosi Pinheiro, Yan Prince Thalma dos Santos Nogueira, Suhelen Thalma dos Santos Nogueira, Marcio Cesar Reino Gaggini