Dados do Trabalho


Título

Análise morfológica de segmentos abdominais de ninfas de 5º estádio de cinco espécies de Rhodnius Stål, 1859 (Hemiptera: Reduviidae) por microscopia eletrônica de varredura

Introdução

Em Triatominae (Hemiptera: Reduviidae), o gênero Rhodnius Stål, 1859 apresenta baixa variabilidade morfológica dos indivíduos adultos, problemática mais acentuada para os estádios ninfais, além disso, há carência de estudos para identificação específica nessas fases de desenvolvimento.

Objetivo (s)

Este estudo tem como objetivo descrever a morfologia do VIII e IX segmentos abdominais ventrais de ninfas machos e fêmeas do 5º estádio de Rhodnius montenegrensis Rosa et al., 2012; Rhodnius nasutus Stål, 1859; Rhodnius neglectus Lent, 1954; Rhodnius neivai Lent, 1953 e Rhodnius stali Lent, Jurberg e Galvão, 1993.

Material e Métodos

Foram utilizados espécimes de colônias mantidas no Insetário de Triatominae da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, UNESP, Araraquara. A sexagem teve como base a largura do IX segmento abdominal ventral, sendo estreito nas fêmeas e largos nos machos. Os abdomens foram cortados a partir do VI segmento, lavados, desidratados e posteriormente metalizados com ouro. As imagens foram obtidas por meio do microscópio eletrônico de varredura Helios NAnoLab600i.

Resultados e Conclusão

Ambos os sexos apresentam duas fendas transversais no segmento IX, que delimitam uma porção ventral bem evidente e uma laterodorsal. No VIII segmento as fêmeas apresentam uma fenda na porção distal da região mediana, com aproximadamente 1/3 do comprimento total do segmento, com exceção de R. nasutus, com cerca de ¼ do comprimento total. Em R. montenegrensis, R. nasutus e R. neivai a fenda possui abertura maior que 90° em direção ao segmento IX. A porção proximal da região mediana do VIII segmento de R. montenegrensis, R. neivai e R. stali possui aparência rugosa, enquanto que em R. nasutus há dois sulcos longitudinais em forma de “Λ” e em R. nasutus é de aparência lisa. Os machos apresentam sensilas implantadas majoritariamente nas margens laterais, com a região mediana de aspecto liso e presença de poucas sensilas. Rhodnius montenegrensis e R. stali possuem o limite do VIII com o IX segmento em formato de “V”, em R. nasutus e R. neglectus as margens laterais são curvas, com a região mediana reta, já em R. stali apresenta-se como um semicírculo. O IX segmento apresenta dobramento na porção distal da região mediana em formato de “V”, mais acentuada em R. neglectus. A microscopia eletrônica de varredura foi uma técnica útil para a identificação específica de cinco espécies de Rhodnius ao se utilizar ninfas machos e fêmeas de 5º estádio.

Palavras Chave

Doença de Chagas; ninfa; Taxonomia; Triatominae; Vetor

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Jociel Klleyton Santos Santana, Jader Oliveira, João Aristeu Rosa