Dados do Trabalho
Título
Relação entre Mudanças Climáticas e doenças endoparasitárias em Comunidades Marginalizadas no município de Cáceres Mato Grosso
Introdução
As mudanças climáticas representam um problema de importância singular, que ao mesmo tempo que desencadeia inúmeros problemas ambientais como secas extremas e/ou chuvas torrenciais, contribui na propagação de várias doenças, incluindo zoonoses. Esses problemas são intensificados em cidades cujo crescimento não consideram um planejamento urbano adequado, especialmente em populações em situação de vulnerabilidade.
Objetivo (s)
O objetivo deste estudo foi analisar como as mudanças climáticas, combinadas com a marginalização socioeconômica, afetam a saúde pública em um bairro do município de Cáceres-MT.
Material e Métodos
Os dados desta pesquisa são provenientes de 24 residências, abrangendo 20 famílias do bairro Jardim da Oliveiras, localizado nas proximidades do córrego do Junco, uma área periférica e desatendida pelo poder público, desprovida de saneamento básico e com alta prevalência de doenças negligenciadas. Foram distribuídos 157 kits para a realização de exames coprológicos, dos quais 55 foram devolvidos. As análises de presença de endoparasitoses dos materiais recebidos foram realizadas no Laboratório de Biologia Parasitária (LaBPar). Além disso, foram conduzidas entrevistas utilizando um formulário padronizado para a coleta de dados socioeconômicos, que investigava práticas de higiene, bem-estar e histórico de saúde das famílias. Esta pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob o CAAE 74779223.80000.5166.
Resultados e Conclusão
Os dados obtidos evidenciam a necessidade de intervenção pública imediata, pois a região urbana em questão apresenta uma positividade de endoparasitas de 85,5%, ou seja, das 55 amostras recebidas, 47 continham ao menos um endoparasita. Ademais, os formulários socioeconômicos revelaram uma insatisfação unânime em relação à falta de saneamento básico. A ausência de infraestrutura adequada resulta no extravasamento de fossas sépticas durante chuvas intensas, cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas, contaminando o solo, hortas e as próprias residências. Portanto, é fundamental intervenções públicas que sejam direcionadas a melhorias na infraestrutura de saneamento básico, garantindo acesso a água potável e tratamento de esgoto para essas comunidades. Isso reduzirá os riscos de doenças infecciosas e parasitárias, considerando que as constantes alterações climáticas tendem a intensificar os problemas de contaminação e disseminação de patologias nessas áreas.
Palavras Chave
Infraestrutura sanitária; Saneamento básico; Endoparasitoses; Contaminação ambiental.
Área
Eixo 17 | 1.Vigilância em saúde - Emergências em Saúde Pública
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Bruno Tiago Pessoa, Jonalvo Mamede Alves Junior, Paulo Vitor Bezerra da Silva, Lauri Paulo Malacerne Junior, Eloana Ferreira D'artibale, Gabrielle Michalczuk Padovan, Leila Valderes Souza Gattass, Adecarlo Fonzar Pegino Junior, Wallace Cleiton Assoni, Maria Andriely Silva Vilanova, Felipe Rafael Oliveira