Dados do Trabalho


Título

Caso complexo de coinfecção TB-MNT em referência no estado do Pará

Objetivos(s)

Descrever um caso de infecção pulmonar causada por M tuberculosis e micobactéria não tuberculose.  

Relato do Caso

Paciente diabético de 46 anos, sexo masculino, apresentou sintomas sugestivos de TB em mar/2022, sendo diagnosticado com tuberculose pulmonar - motivo pelo qual se iniciou tratamento com esquema padrão RHZE. A radiografia de tórax realizada no momento do diagnóstico apresentou cavitação unilateral.  Dois testes Xpert MTB/RIF realizados em abril/2022 resultaram em presença de MTB e resistência à rifampicina, resultando em alteração no esquema de tratamento para seis meses utilizando bedaquilina (Bdq), levofloxacino (Lfx), linezolida (Lzd) e terizidona (Trd) complementado com Vitamina B6 (B6), com fase manutentiva de 12 meses com Lfx, Lzd, Trd e B6. No tercerio mês de tratamento, foi solicitado um teste de sensibilidade antimicrobiana (TSA), que resultou em resistência fenotípica à isoniazida, rifampicina e etambutol, com sensibilidade à estreptomicina. O TSA de 2a linha foi rejeitado em jan/2023 por apresentar resultados inconsistentes e novas Identificações moleculares foram realizadas em dez/22 e mai/23 confirmando coinfecção causada por M. abscessus.As baciloscopias foram negativas durante todo o curso do tratamento. As culturas de acompanhamento tiveram resultado variado, alternando entre positivas e negativas. Sendo negativas do 5º ao 8º mês, positiva no 9º, novamente negativas no 10º e 11º mês e positivas nos meses subsequentes até o 15º mês de tratamento. A vigilância genômica reavaliou a amostra inicial de 2022 em mai/2024, identificando a cepa como M. chelonae com mutações que predizem resistência a beta-lactâmicos, aminoglicosídeos e rifamicinas. Ao observar os resultados, sugere-se uma infecção inicial mista causada por M. tuberculosis e M. chelonae, seguida de uma sucessão de infecção por M. abcessus.  

Conclusão

Mesmo com resultados divergentes no diagnóstico e com culturas positivas até o 15º mês de tratamento, o paciente apresentou melhora clínica e desfecho favorável após 19 meses de tratamento. A vigilância genômica colaborou com o esclarecimento das espécies envolvidas e o na investigação de casos complexos bem como a efetividade do tratamento baseado em BDQ para infecções causadas por TB e MNT.  

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Davi Josué Marcon, Danna Karen Corrêa dos Santos , Alex Brito Souza, Jeanne Gonçalves Cabral, Abhinav Sharma, Rafella Bonfim Barros, Valnete das Graças Dantas Andrade, Lúcia Helena Martins Tavares Monteiro, Carlos Augusto Abreu Albério , Karla Valéria Batista Lima, Emilyn Costa Conceição