Dados do Trabalho
Título
Surto de Doença Diarreica Aguda por Salmonella com desfecho fatal, em um município do Ceará, em 2024
Objetivos(s)
Descrever um surto de Doença Diarreica Aguda (DDA) por Salmonella, com desfecho fatal.
Relato do Caso
O surto ocorreu em fevereiro de 2024, em um município do Ceará, incluindo pessoas com enteroinfecção e identificação de Salmonella spp. em swab fecal. A investigação foi iniciada a partir do óbito de um paciente, 13 anos, sexo masculino. O mesmo foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento do município de residência e transferido para um hospital infantil em Fortaleza, sob a hipótese diagnóstica de dengue grave, com evolução para o óbito em menos de 24h e encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito. Durante a autópsia verbal a família relatou história de diarreia. Após a necropsia e coleta de swab foi identificado Salmonella spp.. A causa presumível foi atestada como distúrbio hidroeletrolítico por salmonelose. As sorologias para arboviroses urbanas foram negativas, dando início a investigação de campo. Foram identificados outros 03 casos na mesma família, com história de consumo alimentar de frango, comprado em um abatedouro local, foram coletadas amostras cuja reprodutibilidade da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) foi observada para 3/4 casos, com isolamento de Salmonella spp. Também foi coletada amostra de sobras do alimento que encontrava-se refrigerado, cujo resultado detectou Salmonella spp. As amostras dos casos e do alimento envolvido tiveram identificação do sorovar Typhimurium. O surto envolveu 04 pessoas, sendo 02 casos do sexo feminino, com idades de 10 e 35 anos e 02 do sexo masculino com idades de 13 e 27 anos. A diarreia e dor abdominal representaram 100%, náuseas 75%, febre, calafrio e vômito 50%. 25% apresentaram manifestações neurológicas, 75% necessitaram de hospitalização e 01 evoluiu para óbito. Houve intersetorialidade durante a investigação entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental, Laboratório Central de Saúde Pública, CIEVS, RENAVEH e ADAGRI. As principais ações desenvolvidas foram: notificação; investigação; busca ativa de casos; coleta de alimentos; interdição cautelar e educação em saúde.
Conclusão
O surto foi confirmado pela similaridade genética entre as amostras, demonstrando relação clonal entre os humanos e a fonte de infecção, bem como a importância da epidemiologia molecular. Uma possível falha no preparo do alimento sugere uma contaminação cruzada. A intersetorialidade contribuiu para rápida e eficiente implementação de medidas, interrompendo a cadeia de transmissão.
Área
Eixo 17 | 2.Vigilância em saúde - Investigação de Surtos
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Tatiana Cisne Souza, Kamilla Carneiro Alves Marques , Karene Ferreira Cavalcante, José Ronaldo Feitoza Dos Santos , José Wanderson de Castro de Castro , Ana Maria Peixoto Cabral Maia, Maria Dolores Duarte Fernandes, Úrsula de Sousa Caminha, Kellyn Kessiene de Sousa Cavalcante, Marcelo Ivan Rojas Burgoa