Dados do Trabalho


Título

Ts-MAP1: AVALIAÇÃO DO PEPTÍDEO SINTÉTICO MULTIFUNCIONAL BIOINSPIRADO NA TOXINA DE TITYUS SERRULATUS

Introdução

Atualmente, a procura de biomoléculas multifuncionais que possam ser utilizadas no combate e controle a microrganismos patogénicos se torna uma área de extremo interesse na investigação de animais peçonhentos, especialmente escorpiões. O veneno do escorpião fornece uma fonte de moléculas bioativas com potencial farmacológico, tais como peptídeos antimicrobianos capazes de combater inflamações crônicas causadas por infecções bacterianas. 

Objetivo (s)

Por meio de desenho racional utilizando ferramentas de bioinformática, o peptídeo denominado Ts-MAP1, bioinspirado no peptídeo TsAP-2 da toxina do escorpião amarelo brasileiro T. serrulatus

Material e Métodos

O peptídeo análogo Ts-MAP1 (NH2-FLKMIPRLIKGLISAFK-COOH), carga líquida de (+4), hidrofobicidade de (0,725), resíduos hidrofóbicos (64%) e momento hidrofóbico (0,749). Para a construção do peptídeo, os atributos físico-químicos foram reorganizados em uma estrutura helicoidal anfipática com a adição de lisina e arginina. 

Resultados e Conclusão

O Ts-MAP1 exibiu uma atividade antibacteriana e antibiofilme contra várias bactérias com elevada seletividade em Acinetobacter baummannii e Staphylococcus aureus. O Ts-MAP1 foi caracterizado como um peptídeo ativo com potencial antibacteriano. Além disso o peptídeo Ts-MAP1 não apresentou hemólise. Os dados aqui apresentados indicam um peptídeo sintético funcional obtido por meio de ferramentas de desenho racional como candidato para combater e controlar agentes patogénicos bacterianos e de biofilme. 

Palavras Chave

Peptídeo antimicrobianos; Bactérias Patogênicas; Toxina do escorpião; Erradicação de Biofilme; Potencial Zeta

Área

Eixo 18 | Resistência a antimicrobianos e novas abordagens não antibióticas

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Adriel Parahyba Lacerda