Dados do Trabalho


Título

Fungos oportunistas: investigação de óbitos por mucormicose cutânea no Ceará.

Introdução

Mucormicose é uma infecção oportunista, invasiva, não transmissível, causada por fungos de diversos gêneros que podem infectar o ser humano por inalação, inoculação ou ingestão dos esporos dispersos no ambiente.

Objetivo (s)

Descrever a investigação de óbitos por mucormicose em um município do Ceará, em 2023.

Material e Métodos

Estudo descritivo de uma investigação de campo de um surto de infecção fúngica envolvendo dois residentes do Ceará, em maio de 2023. As informações foram obtidas através de registros hospitalares e entrevista com a família dos pacientes. Os princípios éticos foram respeitados, em consonância com a Resolução 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde.

Resultados e Conclusão

Tratam-se de dois casos com infecção fúngica e com vínculo epidemiológico. O caso um era do sexo masculino, 51 anos, agricultor, portador de doença renal crônica e hipertensão. Apresentou febre, tosse e mialgia, sendo realizada medicação não identificada por via endovenosa preparada e administrada pela segunda paciente, em ambiente extra-hospitalar. Dois dias após, o paciente apresentou pápulas dolorosas, não pruriginosas, de início em região da coxa, que disseminaram para abdômen, tórax e tronco, evoluindo com placas elevadas, eritemato-hemorrágicas, algumas com orifício central drenando secreção serosanguinolenta. O caso dois era do sexo feminino, 48 anos, técnica de enfermagem, sem comorbidades, com relato de automedicação não identificada por via intramuscular na coxa, preparada e administrada em ambiente extra-hospitalar, com seringa compartilhada na mesma ocasião do primeiro caso. Após quatro dias apresentou eritema local e vesículas na coxa, com dor e disseminação de lesões extensas, elevadas, exsudativas, bordas eritematosas, com áreas de necrose central, coloração violáceas/enegrecidas, com débito serossanguinolento. Foi realizado exame histopatológico do segundo caso, com visualização de numerosas hifas hiposseptadas intravascular, transvascular e em células adiposas. Os dois paciente evoliram para o óbito. Trata-se de uma infecção que pode ocorrer por inoculação direta. Más práticas de administração de medicamentos podem estar relacionadas à transmissão do microrganismo. A hipótese de transmissão por inoculação de solução contaminada ou uso de instrumento não estéril se mostrou a mais provável.  

Palavras Chave

Mucormicose; Infecções Fúngicas Invasivas; Micoses Sintêmicas; Óbito.

Área

Eixo 12 | 2.Micoses humanas e veterinárias - Micoses profundas

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Kamilla Carneiro Alves Marques , Ana Beatriz de Souza Martins, Nicole Silva França, Vanuza Cosme Rodrigues, Yara Saldanha Freitas, Candida Maria Menezes Reges dos Santos, Karene Ferreira Cavalcante, Lauro Vieira Perdigão Neto, Antonio Silva Lima Neto, Ana Maria Peixoto Cabral Maia, Thayanne Maria Alves de Sousa Nunes