Dados do Trabalho


Título

DIAGNÓSTICO DE SÍFILIS EM GESTANTES: ESTUDO RETROSPECTIVO EM RELAÇÃO AOS TRÊS TRIMESTRES DE GESTAÇÃO

Introdução

A sífilis é uma infecção bacteriana de preocupação global, afetando cerca de um milhão de gestantes anualmente. Na gestante, suas repercussões são vastas e severas para o concepto, desde abortos espontâneos, óbitos fetais e neonatais até complicações no desenvolvimento de recém-nascidos vivos, os quais podem apresentar sequelas da doença que se manifestam até os primeiros anos de vida.

Objetivo (s)

Este estudo visa analisar o diagnóstico de sífilis em gestantes ao longo dos três trimestres de gestação em um instituto de referência na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, durante o período de 2015 a 2024.    

Material e Métodos

A análise dos dados baseou-se na avaliação dos resultados de 7681 gestantes com diagnóstico positivo para sífilis, atendidas no Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (IPED/APAE), ao longo do período mencionado. O protocolo do estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Anhanguera UNIDERP, conforme parecer número 6.779.058, liberado em abril de 2024.

Resultados e Conclusão

A análise do perfil epidemiológico das gestantes revelou que 42,96% receberam o diagnóstico no 1º trimestre de gestação, 8% no 2º trimestre e 48,8% no 3º trimestre. As detecções mais frequentes estão alinhadas com as diretrizes de rastreamento estabelecidas pelo Ministério da Saúde, evidenciando a importância da assistência pré-natal. Adicionalmente, constatou-se que 98% das amostras analisadas apresentaram resultados positivos para o teste treponêmico da sífilis. Destaca-se ainda que 21% do grupo amostral incluíam gestantes que relataram pelo menos 4 gestações prévias. Conclui-se que a importância da assistência pré-natal se faz evidente, uma vez que esta deve englobar medidas preventivas e terapêuticas destinadas a minimizar qualquer agravo que possa comprometer o desenvolvimento fetal. Neste contexto, a pesquisa e o tratamento da sífilis desempenham um papel fundamental para reduzir a morbidade e mortalidade neonatal, assim como para promover a saúde materna e infantil.

Palavras Chave

Epidemiologia; Sífilis Gestacional; Perfil clínico; Assistência Pré Natal.

Área

Eixo 11 | 6.Outras infecções por bactérias, humanas e veterinárias - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Ana Paula Machado Cunha, Michelly Zanchin Figueiredo, Josaine Sousa Palmieri Oliveira, Louise Ilma Kettenhuber, Thais Araujo Correa, Mateus Vilalba Fortunato, Maria Luiza Vilalba Fortunato, Aline Viana Bednaski, Larissa Moraes Oliveira